Professora e advogada Roberta Toledo lançou o livro esta semana em Brasília, junto com outras duas criminalistas (Foto/Divulgação)
A professora universitária e advogada criminalista uberabense Roberta Toledo Campos lançou em Brasília o livro “Crimes Contra Mulheres”. A advogada é uma das autoras da obra, publicada pela Editora Mizuno, que tem prefácio de Simone Schreiber e apresentação de Camila Scarance.
Trata-se de uma obra multidisciplinar, que aborda a temática “Crimes Contra Mulheres”, na qual o leitor encontrará, de forma clara e objetiva, temas criminais e sociais que importam na ampliação do conhecimento acadêmico e prático sobre a grave problemática da violência contra a mulher.
Leia também: Capitu traiu Bentinho? Americana que viralizou com Machado de Assis entra no fla-flu literário
O livro “Crimes Contra Mulheres” aborda de maneira humanista e multidisciplinar os desafios enfrentados pelas mulheres em contextos de violência. Com contribuições de Roberta Toledo Campos, Camilla Hage e Francini Imene Dias Ibrahin, entre outras profissionais renomadas, o livro oferece profunda análise dos crimes sexuais, violência doméstica, psicológica, e muitos outros temas sensíveis e atuais.
O livro detalha a violência psicológica sob uma ótica jurídica, explorando as leis brasileiras e a criminologia feminista. Além disso, discute a investigação criminal de violências sexuais, destacando a importância da sexologia forense e da perspectiva de gênero nas investigações.
Os capítulos sobre acesso à Justiça destacam a atuação de delegacias especializadas e discutem medidas protetivas de urgência. É abordada também a evolução jurídica da proteção das mulheres no Brasil, proporcionando um panorama da Lei Maria da Penha e outras legislações pertinentes.
Discussões sobre violência em âmbitos políticos e religiosos, assim como a violência obstétrica, são fundamentais para compreender as nuances da violência de gênero na sociedade atual.
O livro “Crimes Contra Mulheres” é uma obra com abordagem multidisciplinar, teórica e prática. O livro não apenas informa, mas também capacita profissionais, acadêmicos e ativistas a atuar de forma efetiva no combate em ambientes jurídicos.
Através de seus capítulos detalhados e baseados em evidências, o livro “Crimes Contra Mulheres” não só eleva a conscientização sobre as questões críticas enfrentadas pelas mulheres, mas também fornece diretrizes claras para ação legal e a advocacia.
Roberta Toledo Campos é Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É especialista em Direito, Política e Criminologia, pela Universidade de Salamanca – Espanha. A advogada é também especialista em Direito Penal e Processual Penal, pela Faculdade de Direito de Franca, e graduada em Direito pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Franca (SP).