OSCILAÇÃO

Aeroporto de Uberaba tem queda de 9% na movimentação de passageiros em 2025

O terminal uberabense sentiu a saída da Gol, mas projeta retomada ascendente no próximo ano, com o início das operações da Latam

Dandara Aveiro
Publicado em 19/10/2025 às 15:13
Compartilhar

Mais de 66 mil pessoas passaram pelo Aeroporto Mário de Almeida Franco, em Uberaba, entre janeiro e setembro de 2025 (Foto/Luiz Gustavo Rezende)

Mais de 66 mil pessoas passaram pelo Aeroporto Mário de Almeida Franco, em Uberaba, entre janeiro e setembro de 2025. O dado foi apresentado pela Aena Brasil, que administra o terminal, e representa ligeira queda em relação ao mesmo período do ano passado, quando a movimentação foi de 72.795 passageiros. Atualmente, apenas um voo é operado no aeroporto pela Azul Linhas Aéreas, conectando a cidade a Campinas, no aeroporto de Viracopos. Contudo, a expectativa é que a movimentação aumente a partir de janeiro de 2026, com a retomada de voos para São Paulo pelo Aeroporto de Guarulhos, três vezes por semana. 

Segundo dados mensais, divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Azul se manteve como a principal operadora em Uberaba, mesmo quando a Gol Linhas Aéreas ainda operava na cidade. Até agosto deste ano, a Gol transportou 12.616 passageiros, enquanto a Azul contabilizou 46.351 passageiros, entre embarques e desembarques. 

O movimento apresentou oscilações relacionadas à saída da Gol e ajustes na malha da Azul. Janeiro foi o mês de maior fluxo, com 10.467 passageiros, ante 7.762 em 2024. Entre fevereiro e maio, a média mensal ficou em torno de 8.400 pessoas embarcando e desembarcando em 2025, acima dos cerca de 7.500 por mês registrados no ano passado, uma diferença aproximada de 12%. Com a saída da Gol, junho registrou queda significativa, com 5.596 passageiros, seguida de alta em julho, com 8.013, e novo recuo em agosto, com 4.217 passageiros. Com relação às operações, o Aeroporto de Uberaba registrou 4.877 de janeiro a setembro deste ano, contra 5.085 no mesmo período do ano passado. 

A Aena mantém ainda programas de incentivo para atrair novas rotas e ampliar a oferta de assentos, preparando o aeroporto para o crescimento previsto a partir de 2026. A expectativa é que, a partir de janeiro do próximo ano, o número de operações e passageiros aumente com a retomada de voos para São Paulo, pelo Aeroporto de Guarulhos, com frequência de três vezes por semana, operado pela Latam Linhas Aéreas. 

“Os novos investimentos também criarão condições mais atrativas para futuras operações. A Aena segue firme no seu trabalho de ampliação da oferta de assentos no Aeroporto de Uberaba, seja pelo incremento do número de voos, pela busca por novas rotas e por operações em aeronaves maiores. Este é um trabalho conjunto que a concessionária realiza a muitas mãos com os principais operadores do país, representantes de governos e com o trade turístico local. Além disso, para atrair novos voos, a empresa também dispõe de programas de incentivo que premiam as companhias aéreas pelo aumento do número de embarques em seus aeródromos”, informou a empresa, em nota. 

Com ampliação do terminal de 1.500 m² para 4.300 m², modernização da sala de embarque, expansão do canal de inspeção de bagagens e da pista de pouso, além de reconfiguração dos espaços comerciais, espera-se que a capacidade anual passe dos atuais 96 mil para 222 mil passageiros. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por