Além de Uberaba, a Associação dos Produtores Familiares da Região da Boa Vista e Triângulo Sul (Aprobov) também começou a fornecer produtos para escolas de Belo Horizonte e Uberlândia em 2024. Segundo o presidente da associação, Wellington Sene, o objetivo é ampliar o número de parcerias com escolas de outras cidades mineiras.
Em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, Sene informou que mais de 1.000 escolas já recebem o iogurte produzido pela Aprobov, sendo 650 delas na capital mineira. “Estamos empenhados em atender bem quem já faz parte da nossa base de clientes. Até porque a legislação exige que as escolas priorizem a compra da agricultura familiar,” explica.
Atualmente, toda a produção da Aprobov é destinada à alimentação escolar. Sene ressalta que não é um objetivo dos produtores comercializar o produto para o consumidor final em lojas físicas. “Conseguimos atender via delivery, para quem quiser procurar, estamos à disposição. Temos uma equipe especializada e portas abertas. No entanto, o foco de mercado não é o interesse principal no momento, já que estamos concentrados em expandir o atendimento para mais escolas e regiões,” comenta.
Segundo o presidente da Aprobov, há planos para, futuramente, ter um espaço na Ceasa, já solicitado, para participar do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). “Queremos criar um PAA próprio da Aprobov, para receber esses alimentos e destiná-los ao banco de alimentos local. Esse projeto está em andamento, tanto com a Secretaria de Agricultura do Aguinaldo [Silva], quanto com o Rui [Ramos],” acrescenta.
Recentemente, a unidade da Embrapii IFTM e a empresa Wellington Sene Comércio de Carnes Ltda., integrante da Aprobov, firmaram um acordo de parceria. O objetivo do projeto é desenvolver o aproveitamento sustentável dos subprodutos do frango e melhorar a qualidade nutricional da merenda escolar.