Apesar de ser um local privado, a Prefeitura de Uberaba afirmou que fiscais do Departamento de Zoonoses verificaram o espaço, diante do quadro de epidemia de dengue na cidade (Foto/Divulgação)
Moradores de prédios próximos a um supermercado localizado na avenida Santa Beatriz denunciaram ao Jornal da Manhã a presença de uma grande quantidade de água parada no telhado do estabelecimento. Além disso, imagens registradas por eles também mostram um reservatório de água destampado, o que pode representar riscos sanitários. Apesar de ser um local privado, a Prefeitura de Uberaba afirmou que fiscais do Departamento de Zoonoses verificaram o espaço, diante do quadro de epidemia de dengue na cidade.
Leia também: Motoristas questionam estado do estacionamento do Praça Uberaba Shopping; mall nega irregularidades
Um leitor, que é morador do entorno, relatou ter realizado diversos contatos com o supermercado na tentativa de resolver a situação, mas, segundo ele, até o momento nenhuma providência foi tomada. “Já entramos em contato com a empresa e nada foi feito. Solicitamos providência do supermercado em 23 de janeiro, pedindo limpeza e solução do problema. Estava até ocorrendo um surto de dengue entre os funcionários. Como não ocorreu a limpeza, queremos atitudes mais drásticas”, relatou.
Um leitor, que é morador do entorno, relatou ter realizado diversos contatos com o supermercado na tentativa de resolver a situação (Foto/Divulgação)
A reportagem do JM entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba para verificar quais providências poderiam ser tomadas. Em resposta, o Departamento de Zoonoses informou que, nesta última semana, foi realizada uma visita técnica de Controle de Endemias no supermercado.
Durante a inspeção, foi identificado que a base de refrigeração, localizada no teto da unidade, estava acumulando água da chuva devido a um entupimento no ralo, ocasionado por sujeira. “O funcionário que acompanhou a visita relatou que a direção do supermercado já solicitou à equipe de engenharia a implementação de uma nova solução para o escoamento adequado da água”, ressaltou o órgão.
A administração do supermercado também foi contatada para comentar sobre a denúncia e as medidas que serão tomadas, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações.
Vale lembrar que Uberaba já registrou oito óbitos por dengue em 2025, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, a cidade tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, incluindo o uso de drones para mapear focos de proliferação em diversos bairros. As imagens captadas pelos equipamentos ajudam a identificar locais com caixas d’água abertas e outros criadouros do mosquito, permitindo a notificação dos proprietários e a adoção de medidas corretivas.
A Prefeitura reforça a importância das denúncias para que as autoridades possam atuar na eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Os cidadãos podem relatar situações de risco e solicitar a visita de agentes de endemias por meio do telefone (34) 3317-4660.