ÍNDICE

Alfabetização em Uberaba cresce, mas cenário educacional ainda é desafio

Cidade passou de 45,8% para 57,68% de crianças alfabetizadas na idade certa; resultado ainda fica abaixo da média nacional

Publicado em 08/09/2025 às 15:33
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No Dia Mundial da Alfabetização, celebrado neste domingo (8), o Ministério da Educação (MEC) divulgou dados que mostram crescimento da taxa de alfabetização em Uberaba. O município passou de 45,8% em 2023 para 57,68% em 2024, segundo o Indicador Criança Alfabetizada.

O índice integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com base em testes aplicados pelos sistemas estaduais de ensino. As provas incluem 16 questões de múltipla escolha e três dissertativas, entre elas uma produção de texto.

A secretária de Educação, Juliana Petek, avaliou o desempenho. “Esse avanço no índice de alfabetização é motivo de grande orgulho para toda a nossa equipe. O resultado reflete o esforço e a dedicação incansáveis dos profissionais da educação da nossa rede, que trabalham diariamente para garantir que cada criança desenvolva suas habilidades de leitura e escrita na idade certa”, disse.

De acordo com a Secretaria, medidas como formações continuadas de professores na Casa do Educador, concurso público para o magistério, reconhecimento de práticas pedagógicas e regulamentações do novo Plano de Carreira foram implementadas para tentar melhorar os índices.

Contexto dos indicadores

A falta de professores impacta diretamente o desempenho da rede municipal. O último levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostrou estagnação: nos anos iniciais do ensino fundamental, a nota de 2023 (5,6) voltou ao mesmo patamar de 2013, abaixo da meta prevista (6,2). Já nos anos finais, a rede obteve nota 5, repetindo o resultado de 2021 e distante da meta de 5,5. Os números interromperam uma tendência de crescimento registrada entre 2005 e 2019.

Em contrapartida, a taxa de alfabetização apresentou melhora em 2024, chegando a 57,68% e superando a meta local de 51,32%. Mesmo assim, o índice ainda ficou abaixo da média nacional, de 59,2%.

Avaliação nacional

Entre outubro e novembro de 2024, cerca de dois milhões de estudantes foram avaliados em todo o país. O objetivo foi identificar se crianças do 2º ano do Ensino Fundamental apresentam habilidades básicas de leitura e escrita.

Na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), considera-se alfabetizada a criança que atinge 743 pontos. Nessa faixa, o estudante já consegue ler palavras, frases e textos curtos, localizar informações explícitas em bilhetes, crônicas e contos, além de interpretar elementos em textos que combinam linguagem verbal e não verbal.

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