(Foto/Divulgação)
No próximo sábado, dia 13, a Prefeitura de Uberaba, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, promoverá o Dia D de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. O evento conta com a parceria das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), via curso de Medicina Veterinária. O Dia D será no Pavilhão Multiuso José Olavo Borges Mendes, que fica na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), das 8h às 15h30.
De acordo com o Departamento de Endemias e Zoonoses, na oportunidade devem ser imunizados cães e gatos com idade a partir de três meses que não estejam doentes nem em tratamento veterinário. As fêmeas gestantes e com filhotes deverão ser vacinadas após o período de amamentação.
A chefe do Departamento de Animais de Pequeno Porte, Luma Tamm, informou que o Dia D é resultado de uma importante parceria com a Fazu, e uma oportunidade para os pets e para os seus tutores também. “Além da imunização serão disponibilizados serviços sobre cuidados gerais para a saúde do animal. Isso tudo em um único lugar e com horário que beneficia, especialmente, aqueles que têm dificuldade de agenda de segunda a sexta", destacou.
A equipe da Fazu, composta por professores e alunos, fará avaliações clínicas gratuitas com aferição de temperatura, frequência cardíaca e respiratória. Além disso, será feito um mapeamento dos tutores para compreender o perfil das pessoas que levam seus animais para vacinar e dos seus respectivos pets; haverá conscientização sobre a prevenção da raiva, cuidados gerais com os animais e uma atividade educativa com microscópio e lupa.
Os alunos da Fazu serão supervisionados pelo coordenador do curso da Medicina Veterinária, professor Thiago Braga, e pelas professoras Amanda Quintal e Thais Zambarda. A ação no Dia D foi incluída na grade dos alunos, culminando no Projeto Extensionista de Vacinação e sendo agregada ao Projeto Integrador de Pequenos Animais.
A parceria entre a Fazu e a Prefeitura de Uberaba fomenta a saúde pública, a educação comunitária e o bem-estar animal, reforçando a importância da vacinação e da prevenção de doenças zoonóticas na população. Conforme Thiago Braga, o Dia D e posteriores ações conjuntas com o município, irão fortalecer a formação acadêmica dos futuros profissionais.
"Ao participar de iniciativas como o Dia D, os estudantes vivenciam na prática os desafios da medicina veterinária preventiva, fortalecendo sua formação acadêmica e ampliando a consciência sobre seu papel social. Essa imersão contribui para a formação de profissionais mais preparados, comprometidos e capazes de transformar realidades por meio do conhecimento científico e da atuação cidadã", afirmou o coordenador do curso de Medicina Veterinária.
Vale destacar que, neste ano, a Fazu e a Prefeitura de Uberaba assinaram um termo de cooperação com o objetivo de promover o desenvolvimento do ensino prático, projetos de extensão e pesquisas científicas.