Rede de internet teria ficado danificada durante a poda de uma árvore (Foto/Divulgação)
Moradores do bairro Boa Vista ficaram indignados com a poda de árvores na rua Ilídio Renato Costa Cruvinel. Segundo relatos enviados ao Jornal da Manhã, equipe da Prefeitura de Uberaba realizou o trabalho no local e acabou atingindo a rede de internet, deixando os moradores desconectados até que a companhia responsável pela fibra possa restabelecer o sinal. Ainda de acordo com os denunciantes, isso só será possível na terça-feira (9). Questionada pela reportagem, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) confirmou o ocorrido, apontando que o rompimento ocorreu de forma acidental.
"O caminhão a prefeitura, quando veio cortar as árvores, cortou também os fios da internet. É perigoso cortar até a energia, porque parece que eles não têm nenhum preparo. Eu fui falar com eles, e ele ainda acharam ruim", reclama uma moradora do local. Ela relatou, ainda, a dificuldade enfrentada por uma vizinha depende da internet para alimentar as câmeras de monitoramento de sua residência, onde moram uma idosa com Alzheimer e também uma pessoa portadora de deficiência.
Diante dos fatos, a reportagem do Jornal da Manhã acionou a Prefeitura de Uberaba em busca de posicionamento. Em nota, a Sesurb informou que as árvores estavam com galhos emaranhados nos cabos de telecomunicação e o rompimento aconteceu de forma acidental no momento da poda. O fato ocorreu por volta de 11h e, segundo a administração, a pasta acionou o grupo de operadoras para relatar a intercorrência. A Algar Telecom se identificou como responsável pela rede atingida.
De acordo com a Prefeitura, a operadora enviou uma equipe técnica ao Boa Vista para realizar os reparos necessários. A administração garantiu que o serviço de manutenção será executado sem custos adicionais para os usuários afetados.