Robótica na educação (Foto/Ilustrativa)
A equipe de Robótica Gaia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), constituída principalmente por alunos dos cursos de Engenharia, iniciou a promoção de competições de robótica entre estudantes dos ensinos fundamental e médio nas escolas de Uberaba. A ação é parte de um projeto de extensão coordenado pelo professor Vinicius Abrão da Silva Marques, do Departamento de Engenharia Mecânica.
A equipe Gaia já desenvolveu e construiu 10 kits de robótica. A primeira competição aconteceu na Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, na qual os kits foram levados para os alunos, que foram orientados na montagem dos equipamentos. As turmas foram divididas em grupos e participaram de uma atividade de guiar o robô de controle remoto em diferentes tarefas.
Atualmente, a equipe está planejando as visitas às próximas escolas, que ocorrerão ainda nesse semestre, bem como a montagem de outros kits. “Até o momento, o nosso robô era constituído por um carrinho, que era guiado remotamente por um aplicativo de celular. Tudo desenvolvido pelos membros da equipe. Agora, estamos adicionando a ele uma garra, para que possa pegar e mover objetos. Também estamos adicionando sensores para que o robô possa executar as atividades de maneira autônoma, ou seja, sem a necessidade do controle remoto”, contou o professor Vinícius.
A equipe de Robótica Gaia é constituída, principalmente, por alunos de Engenharia da UFTM, porém, por ser um projeto de extensão, está aberta a receber quem tiver interesse pela área de robótica.
“A experiência tem sido desafiadora, mas ao mesmo tempo é uma iniciativa motivante, tanto pelo empenho e formação de nossos alunos como pela oportunidade de poder envolver a comunidade externa à UFTM, principalmente por se tratar de alunos tão jovens e poder estimulá-los no interesse pela robótica”, concluiu o coordenador do projeto.