Hoje, a partir de 15h30, 90 alunos sairão da Escola Municipal Estér Limírio Brigagão e percorrerão as ruas do bairro Residencial 2000 até a BR-262 para chamar a atenção das autoridades e moradores de Uberaba para a conscientização e urbanidade no trânsito.
A caminhada tem cunho educativo e terá o apoio da Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal. De acordo com a educadora da Seção de Educação no Trânsito e Estatísticas, Dalci Borges, a escola é a primeira participante de um projeto das Secretarias de Trânsito e Educação do município que visa a aplicar conceitos de educação no trânsito desde as séries fundamentais de ensino. “As crianças têm entre nove e 10 anos. Foram escolhidas nessa faixa etária devido à sua capacidade de formar opinião e, ao mesmo tempo, sensibilizar os alunos”, afirma.
Segundo ela, a escola do 2000 foi escolhida em função de sua localização em área de risco. “O Residencial constitui o maior aglomerado de pessoas que moram perto da rodovia. Agora, com as obras de reconstrução na estrada, a preocupação é dobrada”, diz.
O projeto é desenvolvido na escola desde o mês de agosto e envolve alunos e professores na realização de palestras, oficinas e, inclusive, pesquisas sobre a sinalização do bairro. “Descobrimos, por exemplo, que não há sequer uma faixa de pedestres em todas as ruas do Residencial”, diz a educadora, e acrescenta ainda que, mesmo após a conclusão do projeto na próxima semana, o trabalho continuará. “Formaremos uma comissão de crianças para promover a educação no trânsito através de ações específicas e por tempo indeterminado”, conclui.