Mudanças no calçadão da rua Artur Machado ainda dividem opiniões dos uberabenses. O trabalho de revitalização do local proposto pela Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, é visto por dois ângulos.
Um lojista que prefere preservar a identidade ressalta que é totalmente contra a iniciativa e argumenta que as modificações irão influenciar diretamente no fluxo de clientes.O mototaxista João Batista compartilha da mesma opinião. Ele vê a alternativa como fator desfavorável para quem utiliza o espaço para trabalho. De acordo com ele, o número de ambulantes irá dobrar e outros transtornos serão gerados, tendo como resultado queda nos lucros.
Já o comerciante Dinoel Domiciano defende um ponto de equilíbrio, e afirma ser a favor de ações que deixem a cidade visualmente mais limpa. “Acho que deve ser feito uma pesquisa para chegar ao denominador comum, talvez se consertassem o que já temos, pois o único ponto de referência são os aproximadamente 1500m de calçadão, onde cerca de 25 ambulantes ocupam um espaço de 100m². Isso indica que o Departamento de Posturas precisa atuar”, pontuou ele, defendendo a ideia de que um laboratório deveria ser realizado.
De acordo com o secretário de Planejamento, Karim Abud Mauad, as informações que lhe foram repassadas dão conta de que na maioria os comerciantes estão dispostos ao acordo que prevê urbanização e ampliação do local. Ele informou que equipes já estão trabalhando no projeto, que apesar de ser antigo, foi reavaliado. Segundo Karim, medidas como bolsões de estacionamento serão adotadas para atender a solicitação dos comerciantes e que 90 dias é um bom prazo para início da obra.