Coleta de dados para o Censo 2010 termina neste fim de semana e Uberaba está longe de ultrapassar a casa de 300 mil habitantes
Coleta de dados para o Censo 2010 termina neste fim de semana e Uberaba ainda está longe de ultrapassar a casa de 300 mil habitantes. Relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 287.320 pessoas foram recenseadas. Entretanto, o prefeito Anderson Adauto (PMDB) está confiante em alcançar o número.
AA pede calma às pessoas que não foram entrevistadas e salienta que os trabalhos não terminaram. Por isso, restam locais sem visitação. O prefeito também pondera que a ausência do morador em casa é um obstáculo e pede para a população entrar em contato com o Fala Cidadão para agendar a visita do recenseador. O telefone é 3318-0800.
Segundo Anderson, desde a abertura do canal, aproximadamente 100 solicitações foram recebidas num único dia e todas encaminhadas com nome, endereço e melhor horário para visita aos IBGE. Todas as demandas, conforme o prefeito, são repassadas em 24 horas para a coordenação do censo. “Não estou preocupado. Muita gente fala mal, acho que não procede. O trabalho está bem feito. Só tem gente que não está. Então, damos oportunidade a cada uberabense que não foi visitado ligar”, informa, ao rebater críticas sobre problemas na coleta de dados.
O coordenador do IBGE em Uberaba, Evandro Mendes, declara que os agentes permanecem nas ruas durante o mês de novembro para atender aos cidadãos não recenseados. Ele orienta a população a informar o caso no Fala Cidadão ou mesmo na agência do IBGE. “Vamos continuar abrindo as casas para recensear quem não foi contado”, conclui.