Uma das novidades apresentadas pela concessionária é a instalação de radares que medem a velocidade pela média em Uberaba (Foto/Reprodução)
A Eco050 completou 11 anos de administração dos 436,6 quilômetros da BR-050, entre Delta e Cristalina (GO). A concessionária divulgou um balanço das ações realizadas ao longo do período, para atender os usuários da via.
Uma das novidades é tecnológica, com a entrada em operação de dois radares que medem a velocidade média dos veículos que trafegam pela BR-050. Os equipamentos foram instalados em um trecho de 11 quilômetros, no município de Uberaba, e vão detectar, de forma automática, usuários que ultrapassarem os limites de velocidade naquele percurso. Com o início da operacionalização, a BR-050 foi a primeira rodovia federal concessionada a contar com esse sistema de monitoramento.
Levantamento da Eco050 aponta que passam pela rodovia diariamente 70 mil veículos. A concessionária informou que projeta para os próximos anos investimentos de R$2,2 bilhões. Ao longo da última década, segundo a Eco050, a rodovia recebeu mais de R$2,5 bilhões em investimentos.
Recentemente, foi realizada uma revisão contratual para implementação de novas melhorias. Em 11 anos, foram instaladas 13 mil placas, 1,9 mil quilômetros de faixas horizontais implementadas e implantação de 273 quilômetros de defensas metálicas.
A BR-050 é a mais importante via de ligação entre a capital federal, Brasília, e o Porto de Santos-SP, sendo responsável pelo escoamento de boa parte da produção agrícola do Centro-Oeste e do Triângulo Mineiro para aquele terminal portuário. Por ela também ocorre o transporte de produtos industriais e agropecuários oriundos de São Paulo para outras partes do país.
O trecho administrado pela Eco050 atravessa nove municípios de Goiás e Minas Gerais, em uma área habitada por mais de 1,3 milhão de pessoas.
A concessionária ainda informou que, no período de concessão, plantou mais de 980 hectares de área nos parques estaduais Altamiro de Moura Pacheco (Peamp) e Parque Estadual do João Leite (PEJoL), em Goiás, como atividade compensatória pelas obras executadas em seu trecho.
Outra iniciativa é a implantação de passagens de fauna ao longo da BR-050. Os dispositivos, instalados em drenagens ou embaixo de pontes e viadutos, visam facilitar a travessia de animais silvestres pelo trecho, já tendo contribuído para a redução de quase 20% dos atropelamentos de fauna na BR-050.