(FotoDivulgação)
Aos 18 anos, a uberabense Mísia Ellen dos Santos já soma conquistas dentro e fora dos tatames. Atleta de karatê há oito anos, ela participou de mais de 20 campeonatos e conquistou mais de 30 medalhas, muitas vezes competindo em até três categorias por torneio. A disciplina aprendida no esporte hoje é o que sustenta sua rotina entre estudos e trabalho.
Além da trajetória como atleta, Mísia atua como aprendiz na empresa Neotech e cursa o Técnico em Administração na Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti), que utiliza a metodologia Sebrae.
“O karatê me ensinou muito sobre respeito, persistência, disciplina e dedicação. O curso Técnico em Administração é exigente, mas a resistência que adquiri no esporte me ajuda a encarar cada dificuldade. Tanto ser aprendiz quanto estar no curso contribuem para que eu construa não só o meu presente, mas também o meu futuro”, afirmou.
A presidente da Feti, Sonia Manzan, destacou o exemplo da jovem. “A trajetória da Mísia mostra o quanto nossos jovens podem se desenvolver quando encontram apoio e oportunidade. Ela concilia a disciplina do esporte com a formação profissional, provando que é possível unir estudo, trabalho e paixão.”
Segundo a diretora do curso de Administração da Fundação, Roberta Bernardino, o perfil de alunos como Mísia reforça a proposta pedagógica da instituição. “O curso é estruturado para desafiar e capacitar os alunos para o mercado de trabalho. Ver jovens que aplicam a disciplina adquirida em outras áreas, como o esporte, reforça a importância de uma formação prática e completa”, disse.