Sírio Libanês será o único clube central de Uberaba com a realização do tradicional carnaval de clubes, neste ano. O Uirapuru Iate Clube, outro promotor da folia nos anos anteriores, não oferecerá o evento desta vez. O Uberaba Tênis Clube também não irá fazer a festa, devido à falta de condições estruturais para atender às exigências do Corpo de Bombeiros. Segundo o presidente do UTC, José Natale, o alto preço cobrado pelo Ecad para que as músicas possam ser cantadas pelas bandas também pesou nessa decisão.
A direção do Uirapuru apenas confirmou que em 2010 não organizará o carnaval, sem dar mais detalhes sobre a decisão. Apenas nos próximos dias manifestará sobre os motivos da mudança.
Já a direção do Sírio confirmou a folia durante quatro dias, entre sábado, 13 de fevereiro, e terça-feira, 16. Segundo Luís Fernando Trevisani, presidente do Sírio, nestas datas haverá folia na beira da piscina durante a matinê, e festa à noite, no salão nobre do clube. “Esperamos cerca de 300 pessoas durante o dia e mais 500 à noite, por dia. Serão 800 visitantes diariamente e mais de 3 mil ao todo”, acredita.
Luís Fernando lembra que em 2009 foi oferecido apenas o carnaval da matinê. “Mas, desta vez, teremos uma parceria com uma associação, cujo nome ainda não posso revelar, mas que garantirá a folia no salão no período noturno”, afirma.
O dirigente informa que uma semana antes da edição 2010 da festa haverá o Grito de Carnaval do Sírio Libanês. “Será uma forma de esquentar para o principal evento e deverá ocorrer na beira da piscina”, revela.
E, assim como o Uirapuru, o Jockey também não fará carnaval neste ano. De acordo com Rogério Guerra (Guerrinha), diretor social do clube, a decisão foi tomada porque esta festa não dá o retorno financeiro necessário. “Já tem alguns anos que não fazemos esta folia porque muitos uberabenses viajam neste período e, se fizéssemos o carnaval poderíamos ter até prejuízo. Por isso, preferimos manter a Feijoada do Jockey, marcada neste ano para o dia 27 de fevereiro, que substitui a folia”, explica. A Feijoada chegará em 2010 à sua 21ª edição. “Esperamos a presença de 3 mil pessoas nela”, conclui.