Reunião contou com a presença de representantes de diversas instituições (foto/Divulgação)
Representantes da Prefeitura de Uberaba e das forças de segurança se reuniram nesta segunda-feira (28) para discutir medidas de enfrentamento ao uso de drogas em áreas com maior vulnerabilidade social na cidade. O encontro, realizado no Centro Administrativo, contou com a presença de integrantes das secretarias de Desenvolvimento Social (Seds), Defesa Social (SDS), Polícia Militar, Polícia Civil, Codau, Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A iniciativa faz parte do programa “Uberaba Ordenada – Cidade Segura”, coordenado pela Seds, que visa reduzir a concentração de usuários em pontos críticos, conectar essas pessoas a serviços de assistência social e saúde, além de recuperar áreas públicas degradadas.
“O propósito é reocupar espaços atualmente considerados desordenados, como a Praça da Rodoviária, Praça Jorge Frange e outros locais com alto fluxo de usuários em situação de abuso de substâncias psicoativas”, afirmou Terence Melo, gerente de Atenção Social a Grupos Vulneráveis da Seds.
Segundo ele, a proposta prevê um trabalho conjunto entre diversas secretarias, Codau e forças policiais. “Queremos revitalizar esses locais e dar nova vida a eles com atividades culturais e esportivas”, acrescentou.
Entre as ações já implementadas pela pasta estão o acolhimento institucional, estudo de casos individuais, doação de roupas, kits de higiene e cobertores, reestruturação do Serviço Especializado em Abordagem Social e integração entre órgãos públicos.