Moradores da região central de Uberaba voltam a denunciar o estado de abandono de dois terrenos localizados na rua dos Andradas e na avenida Leopoldino de Oliveira. As áreas, segundo relatos, continuam tomadas pelo mato alto, com proliferação de animais peçonhentos e presença frequente de usuários de drogas. Essa é a terceira reclamação feita por leitor de Jornal da Manhã em menos de dois meses. Mesmo após mais de 15 autuações, a situação permanece inalterada, causando indignação em quem reside no entrono. A Prefeitura de Uberaba informou que as multas seguem o trâmite legal e que estuda medidas conjuntas para lidar com a situação.
Um dos denunciantes questionou a efetividade das medidas adotadas até agora, solicitando ações mais duras, como a limpeza compulsória dos terrenos por parte do Município e posterior cobrança dos custos aos proprietários. Também pedem esclarecimentos sobre o pagamento ou parcelamento das multas já aplicadas, bem como o valor total dessas penalidades. Segundo eles, o histórico de reincidência evidencia que as notificações e sanções administrativas não estão surtindo efeito.
Procurado pela reportagem, o Departamento de Posturas, vinculado à Secretaria de Defesa Social (SDS), informou que as multas seguem o trâmite legal previsto. Entretanto, “dados relativos a pagamento, parcelamento ou tentativas de negociação não podem ser divulgados, em razão do sigilo fiscal”. Além disso, a pasta reforçou que a responsabilidade pela manutenção dos terrenos é dos proprietários e afirmou estar articulando com órgãos competentes a criação de soluções conjuntas para lidar com casos semelhantes.
Ainda assim, até o momento, não foi confirmada nenhuma medida concreta para garantir a limpeza imediata das áreas mencionadas. Enquanto isso, os moradores seguem expostos aos riscos à saúde e à segurança causados pela falta de limpeza e manutenção dos terrenos.