"Muitas pessoas vão alimentar os animais e eles acabam indo para cima das pessoas, o que é um perigo, principalmente para as crianças", explicou Belzinho presidente da Funel (Foto/Reprodução)
Gansos foram retirados do Parque das Acácias, o Piscinão, em Uberaba. Segundo explicação do presidente da Funel, que é a mantenedora do espaço, a ação foi motivada por reclamações de usuários, apontando que os animais "atacavam" os frequentadores, sobretudo as crianças. Carlos Dalberto de Oliveira Junior (Belzinho) ainda pontuou que o processo de retirada foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para garantir sua segurança e bem-estar. Ao todo, são seis gansos que viviam no parque municipal até então.
A denúncia foi feita ao Jornal da Manhã, apontando que os gansos teriam sido retirados sem consultar a população, sendo que os animais são atrativos do Piscinão, em especial as crianças. A princípio, falou-se sobre o barulho gerado por esses animais. Contudo, Belzinho negou que a ação tenha qualquer relação com a vizinhança ou com o barulho.
Segundo o presidente da Funel, frequentadores acionaram a administração do Piscinão para relatar situações de ataques dos animais. "Muitas pessoas vão alimentar os animais e eles acabam indo para cima das pessoas, o que é um perigo, principalmente para as crianças", explicou Belzinho. Ele acrescenta que os animais tinham alimentação natural no Piscinão, como peixes e cobertura vegetal.
O processo de retirada foi iniciado no mês passado e contou com o apoio da Semam para resguardar o bem-estar dos animais. A conclusão foi neste fim de semana, com a condução dos gansos para uma fazenda, cujo proprietário manifestou interesse em receber e manter os animais. Após criteriosa visita para verificação das condições do local, a transferência foi autorizada e realizada.
Belzinho reforça que os patos permanecem no Piscinão, ainda como atrativos do local.