RÁPIDO E PRÁTICO

Arbolink deve permitir solicitações de poda e plantio direto pelo cidadão em 2026

Dandara Aveiro
Publicado em 07/09/2025 às 14:39
Compartilhar
População poderá fazer pedidos de plantio, poda ou supressão de árvores diretamente pelo sistema Arbolink (Foto/Reprodução)

População poderá fazer pedidos de plantio, poda ou supressão de árvores diretamente pelo sistema Arbolink (Foto/Reprodução)

O secretário de Meio Ambiente de Uberaba, Edno Silveira, estima que, em 2026, a população poderá fazer pedidos de plantio, poda ou supressão de árvores diretamente pelo sistema Arbolink. Atualmente, a plataforma é utilizada internamente para digitalizar solicitações de órgãos públicos e monitorar a arborização urbana, mas passará a ter acesso direto ao cidadão, permitindo que ele registre oportunidades de plantio e solicite intervenções de forma totalmente digital. 

De acordo com Edno, em entrevista à Rádio JM, o município desenvolveu uma parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e com o Ministério Público (MP) para ampliar e acelerar o inventário arbóreo de Uberaba. A instituição de ordem jurídica financia uma extensão do programa, enquanto a universidade, por meio do professor Heiner e da equipe do Arbolink, auxilia na coleta de dados e no mapeamento das árvores. Juntos, os órgãos permitem um levantamento mais completo, registrando espécies, condições fitossanitárias, necessidade de poda ou supressão, além de identificar oportunidades de plantio. 

“Pelo que definimos em reunião nesta segunda-feira, vamos, agora, incrementar o inventário com a parceria da universidade, porque não temos braços para cobrir tudo; a cidade é muito grande. Sozinhos, não teríamos técnicos suficientes para acelerar o levantamento. E a parceria com o Ministério Público e com a UFTM vai dar um grande impulso ao inventário, que é fundamental”, conta Edno Silveira. 

O Arbolink, já premiado nacional e internacionalmente por sua gestão de arborização digital, permite mapear árvores existentes, identificar problemas fitossanitários e registrar áreas em que há oportunidade de plantio. “A pessoa vai poder entrar no programa e solicitar que se plante uma árvore na frente da sua casa. O sistema já identifica o local, verifica a espécie adequada, possíveis obstáculos como fiação ou redes de drenagem, e orienta qual muda plantar. Além disso, pode receber autorização para buscar a muda ou esperar que a programação da Secretaria seja executada. Aí já registramos a coordenada com o endereço e isso vai cair no sistema; e vamos ter ali um painel com as oportunidades de plantio”, explicou o secretário. 

Ainda segundo o responsável da pasta, o sistema de arborização em Uberaba está sendo feita de forma gradativa. “Os técnicos, com os equipamentos, vão levantando cada árvore, identificando problemas, espécies, tamanho, se precisa de poda ou supressão e se há oportunidade de plantio”, ressaltou. A priorização está sendo feita pelas avenidas principais, seguindo o plano de arborização municipal. 

Além de agilizar pedidos individuais, o Arbolink integra toda a operação de arborização urbana. Ele conecta o levantamento técnico, o licenciamento e a execução de serviços, fortalecendo a gestão preventiva e evitando plantios inadequados ou remoções de risco.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por