CIDADE

Armas especiais e fardamento da Guarda Municipal chegam este mês

As armas de choque que serão utilizadas pela Guarda Municipal deverão chegar ainda neste mês. A princípio, a Guarda iria contar com o armamento a partir de janeiro

Helena Cunha
Publicado em 06/01/2011 às 00:51Atualizado em 20/12/2022 às 02:17
Compartilhar

As armas de choque que serão utilizadas pela Guarda Municipal de Uberaba deverão chegar ainda neste mês. A princípio, a Guarda Municipal iria contar com o armamento a partir de janeiro, mas elas ainda não chegaram. O atraso se deve à burocracia no processo de importação das armas que estão sendo adquiridas através de convênio entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Justiça.

Segundo Fabiana Leal Fonseca, chefe de Trânsito da Guarda Municipal, logo que o material chegar, os agentes passarão por treinamento durante três dias e já estarão aptos a utilizar as 100 armas, com munição e acessórios, adquiridas para a GM de Uberaba.

Além das armas, a GM aguarda a chegada de novo fardamento para os agentes para o final de janeiro. O processo para a aquisição das fardas está em fase de licitação e análise.

As armas Taser M26 serão utilizadas para auxiliar durante os atendimentos às ocorrências. Elas funcionam emitindo uma descarga em ondas “T”, agindo diretamente no Sistema Nervoso Sensorial e no Sistema Nervoso Motor, que imobiliza a pessoa por cinco segundos. A arma não apresenta risco para a saúde de quem usa nem para quem recebe o disparo, explica Fonseca.

Treinamentos. Os agentes da Guarda Municipal estão constantemente passando por treinamentos específicos para a realização dos trabalhos. Grande parte dos cursos é feita em parceria com a Polícia Militar, que possui estrutura para esse tipo de procedimento. Os cursos de capacitação são realizados através de convênio com o Governo Federal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por