Depois que um galho de árvore caiu sobre carro, na semana passada, na praça Frei Eugênio, a Secretaria de Meio Ambiente resolveu mudar o cronograma de poda de árvores e realizar, ontem e hoje, limpeza e manutenção das seis árvores da espécie sete-copas plantadas no local. O trabalho é realizado pela Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura, com o apoio da Secretaria de Trânsito.
O diretor de recursos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, José Sidney Ribeiro, anuncia que as árvores plantadas em vias públicas terão avaliação intensificada neste período de chuvas, com o objetivo de diminuir o número de acidentes provocados com a queda natural de árvores de grande porte.
José Sidney explica que existem dois tipos de poda: a educativa, que elimina o excesso de galhos de um lado da copa, e a de limpeza, que retira os galhos secos e praguejados.
Segundo ele, cerca de 40% das árvores com mais de 20 anos em Uberaba foram plantadas de forma inadequada nas vias públicas. Dessa forma, essas espécies já estão sendo substituídas gradativamente por espécies adequadas, conforme o Plano Diretor de Sistemas de Áreas Verdes e Arborização Urbana.
O diretor revela que aquelas árvores, especificamente, já foram plantadas há quase 100 anos e que, diante da avaliação e da poda, eles conseguem dar sobrevida à espécie, conferindo-lhe mais dez ou 15 anos de vida. “Primeiro, olhamos a questão da segurança. Se conseguirmos a sobrevida, podemos então preservar a história do local e da própria árvore”, comenta. Destaca que as árvores daquele local são centenárias e já configuram parte da história do município.