CIDADE

Baixa umidade chegou a 17% em Sacramento e Uberaba

Publicado em 29/06/2010 às 17:37Atualizado em 20/12/2022 às 05:40
Compartilhar

Região de Uberaba segue sob alerta de tempo seco emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o meteorologista da Cemig, Ruibran dos Reis, o baixo nível de umidade relativa do ar é provocado por uma massa de ar continental que incide sobre a região Centro-Oeste do país e atinge, além de Minas, outros quatro estados: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Segundo Ruibran, o fenômeno carregado de ar seco inibe o acúmulo de água na atmosfera e não permite a formação de nuvens carregadas. “Tempo fica bastante quente e seco”, sentencia.

Em Minas, as regiões Noroeste e Triângulo devem enfrentar índices abaixo dos 30% quase diariamente. Para o meteorologista, é impossível projetar até quando a massa de ar seco exerce influência sobre a área de Uberaba. “Nos próximos dias, pelo menos, posso garantir que essas condições serão mantidas”, afirma.

As temperaturas nesse período devem atingir máximas de 27º durante as tardes e mínimas de 14º nos períodos de madrugadas.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta que os valores registrados no domingo, 27, no município foram dos mais baixos de todo o país: 17% em Sacramento e Uberaba.

De acordo com estudos da Unicamp, valores entre 20% e 30% são considerados estado de Atenção, entre 12% e 20% estado de Alerta e abaixo de 12% estado de Emergência. Segundo os especialistas, a umidade relativa do ar considerada ideal para o organismo humano é entre 40% e 60%. Abaixo disso, há risco de complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas e da pele, sangramento pelo nariz, irritação dos olhos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por