O Banco de Leite Humano (BLH) de Uberaba alerta para a baixa nos estoques e reforça a necessidade de doações de leite materno. O alimento é destinado a bebês internados em UTIs neonatais do Hospital de Clínicas da UFTM e do Mário Palmério Hospital Universitário.
Para facilitar, o BLH conta com equipe móvel que retira o leite diretamente na casa das doadoras semanalmente.
A responsável técnica, Jaciara Aparecida de Jesus Silva, destacou a importância da doação: “O leite materno é fundamental para aumentar as chances de recuperação de bebês prematuros e garantir um desenvolvimento mais saudável. Nosso estoque está cada vez menor, especialmente no inverno, e muitos recém-nascidos aguardam por essa gota que pode salvar vidas.”
O leite doado passa por análise, pasteurização e rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuído. Jaciara reforça o chamado: “Se você é mãe e está em aleitamento materno exclusivo, ou conhece alguém nessa condição, entre em contato e doe. Contamos com esse apoio, principalmente neste mês de celebração do aleitamento materno.”
No primeiro semestre de 2025, o BLH atendeu 61 bebês internados em UTIs neonatais de Uberaba com leite pasteurizado.
O Banco de Leite Humano funciona das 7h às 11h e das 12h às 17h, no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), na Av. Leopoldino de Oliveira, 1.160 – Parque do Mirante. Informações: (34) 3332-0559 (telefone/WhatsApp).