(Foto/Divulgação)
Nesta quinta-feira, 3, foi lançado em Uberaba o projeto Basquete Cidadão, uma realização da Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti) e a Valmont.
O projeto será desenvolvido na Feti, mesmo local do lançamento, em cerimônia que contou com a presença da prefeita Elisa Araújo, entre outras autoridades. Uberaba é a segunda cidade do País a receber o Basquete Cidadão, que se tornou realidade graças à união de forças entre o setor público, privado e educacional.
Além das aulas de basquete totalmente gratuitas, atividades de formação cidadã e acompanhamento psicossocial, o projeto prevê, em sua segunda etapa, a oferta de cursos de formação em Arbitragem, Oficial de Mesa e Estatística, ampliando as oportunidades para os jovens interessados em seguir profissionalmente no universo do esporte.
“Projetos como esse mostram que é possível transformar realidades quando governo, empresas e instituições se unem por um propósito comum. A juventude de Uberaba merece esse investimento”, destacou a prefeita Elisa. Segundo a presidente da Feti, Sônia Manzan, ao longo dos 50 anos, a Fundação sempre acreditou na força da educação para mudar vidas.
“Agora, abrimos as portas para o esporte como mais um caminho de inclusão e crescimento para nossos jovens”, afirmou a dirigente, ao ressaltar a sintonia do projeto com os valores da instituição.
Gerente de Relações Institucionais da Valmont, Gabriel Moreira pontuou que o projeto cria ambientes seguros, abre horizontes e planta sementes de transformação por onde passa. De acordo com ele, para a empresa é uma honra poder contribuir com o futuro desses jovens.
“A gente vê nos olhos deles a vontade de aprender, de fazer parte de algo maior. O basquete ensina disciplina, trabalho em equipe, respeito. É isso que queremos cultivar aqui”, evidenciou o coordenador do projeto, Mário Fernandes de Oliveira Neto (Marão).
De acordo com ele, a Feti tem sido fundamental no processo de viabilização do projeto, com estrutura, acolhimento e o compromisso com a juventude, que fazem toda a diferença para que aconteça com qualidade.
Alunos que se destacarem no projeto poderão ser absorvidos pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg) e Federação Mineira de Basquete (FMB), como informado no lançamento. O evento ainda contou com apresentação oficial dos alunos inscritos no projeto. As aulas terão início na próxima semana, com atividades semanais.