NECESSÁRIO

Cohagra busca preservação de área habitacional e avanço na regularização fundiária em visita à Cohab

Publicado em 04/07/2025 às 21:09
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

A vice-presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), Regiane Isidoro, esteve em Belo Horizonte para reuniões com a Subsecretaria de Habitação do Estado de Minas Gerais e com a Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab-MG). Acompanhada do assessor especial de projetos, Paulo Sérgio Sartorato, o objetivo do encontro foi estreitar laços, defender interesses de Uberaba e fortalecer projetos que garantam moradia segura para a população.

Um dos temas tratados foi a solicitação formal para preservar uma área da Cohab em Uberaba, cogitada para ser usada na quitação de dívidas do Estado com a União. A Cohagra apresentou estudos técnicos e dados sobre o déficit habitacional do município, além de uma proposta de empreendimento habitacional para o local, reforçando a importância de destinar a área exclusivamente à habitação popular. “Não podemos perder uma área tão estratégica para quitar dívidas, quando há uma necessidade habitacional em Uberaba. A diretoria da Cohab-MG recebeu nosso pedido com muita sensibilidade e se comprometeu a analisar a situação com atenção”, afirmou Regiane Isidoro.

Outro ponto fundamental na pauta foi a cobrança de agilidade na entrega das escrituras definitivas aos mutuários e a proposta de mutirões de regularização fundiária em Uberaba. A medida visa dar segurança jurídica às famílias que, há anos, aguardam a documentação de seus imóveis. “Viemos a Belo Horizonte buscar essa atenção da Cohab-MG para resolvermos de vez essas pendências que afetam a vida das pessoas”, explicou a vice-presidente.

Segundo Regiane, a Subsecretaria de Habitação do Estado demonstrou grande interesse na experiência de Uberaba, que se destaca pelo trabalho técnico e pela visão humanizada da política habitacional. “O Governo de Minas está focado em projetos no Norte do Estado, onde muitos municípios não têm estrutura mínima para executar política habitacional. Ficaram encantados com essa visão da prefeita Elisa de promover pertencimento e cuidado, que vai além da entrega das chaves. Uberaba está bem à frente nesse quesito e pode até servir de inspiração para outras cidades”, destacou Regiane.

Outro assunto discutido foi a Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), um dos compromissos da atual gestão da Cohagra. A proposta uberabense foi bem recebida pela equipe estadual, sobretudo pela ênfase em ações preventivas de baixo custo, que promovem melhorias em imóveis já existentes e asseguram mais segurança para as famílias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por