A Igreja Católica de Uberaba fez festa para o anúncio da nota do papa Bento XVI nomeando a bispo o monsenhor Antonio
A Igreja Católica de Uberaba fez festa ontem, para o anúncio da nota do papa Bento XVI nomeando a bispo o monsenhor Antonio Braz Benevente, 49 anos, atual vigário geral da Arquidiocese de Uberaba e pároco de São Benedito.
A notícia de nomeação, publicada na edição de hoje do Jornal “L’Osservatore Romano”, foi lida pelo chanceler da Arquidiocese, padre Roberto Oliveira, durante assembleia festiva do clero uberabense na Cúria Metropolitana. De acordo com a nota, o Santo Padre acolhendo pedido de renúncia de dom Fernando José Penteado, nomeia bispo da Diocese de Jacarezinho (PR) monsenhor Antonio Braz Benevente. Ele será o sétimo bispo da diocese paranaense.
A nota proporcionou extrema alegria entre o clero uberabense. Um dos mais felizes era dom Benedito Ulhoa Vieira, bispo emérito que em 1985 ordenou Benevente para o sacerdócio. “O clero de Uberaba merecia que um dos seus fosse escolhido para o episcopado. Por outro lado, para o nomeado é uma alegria muito grande e ao mesmo tempo uma tremenda responsabilidade,” acentuou dom Benedito.
Administrador nato, monsenhor Antonio Braz Benevente recebeu a notícia com muita humildade. “O que poderei oferecer é tão somente o meu trabalho e a minha fidelidade a Cristo, como sempre fiz,” destacou o recém nomeado, acrescentando que a honraria deve-se muito à indicação feita pelo arcebispo dom Roque Oppermann e aos depoimentos dados por vários padres e leigos à Nunciatura a seu respeito. “Sou grato a todos e especialmente a força do Espírito Santo,” concluiu.
Segundo ele, a ordenação será em Uberaba, no dia 7 de setembro, às 14h, possivelmente no Centro Olímpico, ginásio Marista ou no Santuário da Medalha. Escolhidos por ele, dom Roque e dom Benedito serão os responsáveis por sua sagração a bispo. Já a posse em Jacarezinho ocorrerá no começo de outubro.
Para dom Roque Oppermann a nomeação de monsenhor Benevente ao episcopado é um benefício para todos. “Homem de bem, prático, fiel e justo, toda a Igreja sai lucrando com a sua indicação pelo papa Bento XVI.” O arcebispo entende que o ato vem como um reforço, um encorajamento para todos os padres da Arquidiocese, afinal entre eles tem vários outros sacerdotes santos que também poderão um dia serem escolhidos bispos.
Natural de Itápolis (SP), monsenhor Benevente foi ordenado padre em 07 de dezembro de 1985. De lá até hoje, foi pároco de Santo Antônio – Planura, Nossa Senhora do Carmo – Prata e Santa Luzia, São Geraldo e São Benedito – Uberaba. Em dezembro completará 25 anos de sacerdócio.