As comemorações em torno do Dia Nacional do Livro Infantil começaram ontem na Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães e se estendem até o dia 30 deste mês. A programação conta com um “bibliotur”, um passeio pelo acervo de nove mil livros do setor infanto-juvenil para despertar o interesse das crianças na literatura e para que elas conheçam melhor a história de Monteiro Lobato, que cede o dia de seu aniversário à data comemorativa.
A coordenadora do setor infanto-juvenil, Luciana Aita, explica que as atividades desenvolvidas partem da história do escritor. “Na sala multimeios temos músicas do Sítio do Pica-Pau Amarelo e, depois, um vídeo sobre a vida e obra dele.” Além disso, há momentos para contação e leitura de histórias.
Luciana acredita que para estimular o gosto pela leitura é preciso de boas histórias e bons autores, por isso Monteiro Lobato é o grande homenageado do dia. “Monteiro é o pai da literatura infantil no Brasil. Antes dele os livros para crianças eram trazidos de outros países”, afirma a bibliotecária.
Todos os dias, turmas de 60 alunos podem fazer o passeio cultural, que dura em torno de duas horas. As escolas que quiserem agendar a visita para seus alunos devem entrar em contato pelo telefone 3332-1900.