Evento gratuito neste sábado no Centro Cultural Cecília Palmério reúne sessão de autógrafos, poesia, rap e homenagens ao legado cultural do professor.

(FotoDivulgação)
A biografia “Antônio Carlos Marques: Sobrenome Cultura”, escrita pela jornalista Diandra Tomaz, será lançada neste sábado (13), às 16h, no Centro Cultural Cecília Palmério, em Uberaba. A programação inclui sessão de autógrafos e apresentações artísticas em homenagem à trajetória cultural do professor.
O evento terá abertura com uma performance de rap conduzida por Toi, que fará rimas sobre a trajetória de Antônio Carlos Marques. Em seguida, a atriz e arte-educadora Ana Elisa Gonçalves declamará o poema “Antônio Passou”, de sua autoria, como homenagem ao legado do professor.
Conhecido popularmente como “O Professor”, Antônio Carlos Marques presidiu a Fundação Cultural que hoje leva seu nome. Jornalista e professor de artes, foi responsável por diversas ações culturais em Uberaba, incluindo projetos como o Circo do Povo, o Teatro Experimental e a manutenção da própria Fundação Cultural.
A autora da biografia, Diandra Tomaz, explica que a obra foi estruturada em três partes: o despertar cultural do “menino-mestre”, os aspectos da fé múltipla do professor e a vida íntima, incluindo meninice, amores, família e legado. “O leitor não vai acompanhar uma cronologia linear da história do professor. Conto com vocês, como leitores, para abraçar essa narrativa e absorver o melhor que ela tem a oferecer”, afirmou.
Após as apresentações, Diandra Tomaz fará um relato sobre o processo de criação da obra e declamará um poema próprio. O livro poderá ser adquirido no local, com direito a autógrafos.
O evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e o espaço possui acessibilidade, incluindo entrada adaptada para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. A publicação foi viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Lei nº 14.399/2022.