Apesar das chuvas que vêm caindo este mês em Uberaba, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que todos os reservatórios de Uberaba serão fechados na noite deste sábado (13), das 21h até às 4h30 de domingo (14). A decisão foi tomada após nova queda no nível de reservação, que ficou abaixo de 40% na medição noturna, conforme previsto no Plano de Contingenciamento da Seca.
De acordo com a Codau, na sexta-feira (12), às 22h, o índice de reservação estava em 33,5%. Já na manhã deste sábado, às 6h, o volume subiu para 47,1%, ainda abaixo da metade da capacidade total e distante do patamar considerado ideal, que é de 70%. Diante desse cenário, a companhia optou pelo fechamento noturno como forma de preservar o sistema.
Leia também: Presidente da Codau diz que irrigação é controlada e não impacta abastecimento em Uberaba
Ainda segundo a Codau, a vazão do Rio Uberaba voltou ao patamar mínimo necessário para o abastecimento da cidade, de 1.200 litros por segundo, na manhã deste sábado. O cenário, porém, segue preocupante devido à escassez de chuvas. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que não houve precipitação na cidade na sexta-feira e que, na quinta-feira (11), foram registrados apenas 0,2 milímetro de chuva.
A companhia reforça que o lençol freático ainda não se recuperou do período de estiagem e que são necessárias chuvas volumosas e constantes para a normalização do sistema. Para este sábado, a previsão é de pancadas de chuva, mas com temperaturas elevadas, podendo chegar a 31°C, o que contribui para o aumento do consumo.
A Codau alerta ainda que o sábado é, historicamente, o dia de maior consumo de água no município. A orientação é para que a população economize e utilize a água apenas para atividades essenciais, evitando desperdícios e colaborando para a estabilidade dos reservatórios.