
São 160 atléticas inscritas na CIA, que contempla diferentes modalidades esportivas, incluindo também e-sports, Desafio de Baterias e Torneio de Cheerleading (Foto/Divulgação)
O Grupo EXP realiza o lançamento da Copa Inter Atléticas — CIA 2026, o maior evento esportivo universitário do Brasil, neste sábado (13), no Sesi Uberaba, a partir das 9 horas. A expectativa é reunir mais de 550 pessoas, incluindo representantes de atléticas, baterias, equipes de cheerleading e autoridades, para apresentar o panorama completo da próxima edição, marcada para o feriado de 4 a 7 de junho. A programação terá início com a apresentação do tema oficial, “O tempo que te pertence”, que convida os participantes a refletir sobre o uso do tempo em uma sociedade cada vez mais acelerada.
A CIA 2026 terá a participação de cerca de 160 atléticas, número recorde no país. “Muitas atléticas participarão pela primeira vez. O esportivo será um dos destaques da reunião, já que a ampliação das divisões exigirá novas dinâmicas de competição. Vamos também mostrar como será toda a infraestrutura da parte festiva da CIA”, afirma o diretor do Grupo EXP, Alaor Neto.
Durante o lançamento, será divulgado o Desafio CIA, vencedor do Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos (PRESE 2025), da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) em parceria com a Ambev. A iniciativa foi reconhecida por práticas de ESG e por seu impacto social, ambiental e educacional.
Além disso, será realizada a premiação MVP (Most Valuable Player), que homenageará os melhores atletas de cada modalidade da CIA 2025.
No período da tarde, os participantes acompanharão três painéis temáticos — financeiro, esportivo e marketing — com orientações sobre demandas técnicas, padrões operacionais e diretrizes para a próxima edição, encerrando com a confraternização oficial.
A CIA completa 11 anos de realização. No ano passado, foram mais de 1.200 partidas em 24 modalidades, incluindo competições femininas, masculinas e mistas, além de e-sports, competições de bateria e cheerleaders. A CIA utilizou 34 praças esportivas e promoveu seis comemorações, totalizando mais de 50 horas de festas, com 50 apresentações artísticas de diversos gêneros musicais, do pagode e sertanejo ao funk, eletrônico e pop. O impacto econômico no município foi estimado em R$35 milhões em apenas quatro dias, gerando mais de dois mil empregos diretos e 15 mil indiretos.