Mosquito da dengue (Foto/Agência Brasil)
Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), aponta desaceleração nas notificações de casos de dengue em Uberaba. O levantamento publicado nesta semana aponta 13.949 casos suspeitos, ante 13.266 há duas semanas.
O número de mortes registradas é de 11, o mesmo do boletim anterior. No ano passado, foi registrada uma morte em decorrência da dengue em Uberaba. Os casos suspeitos de febre chikungunya chegaram a 43, contra 42 no levantamento da quinzena anterior. Houve recuo nos casos suspeitos de zika, uma vez que na divulgação atual há apenas um registro, enquanto no outro há três. Não há mortes em decorrência de chikungunya e zika no município.
Minas Gerais registrou 401.203 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Dentre esse total, 237.710 casos foram confirmados para a doença. Há 139 óbitos confirmados por dengue em Minas Gerais, e 124 óbitos estão em investigação. Em relação à febre chikungunya, foram registrados 77.132 casos prováveis da doença, dos quais 52.591 foram confirmados.
Até o momento, foram confirmados 29 óbitos por chikungunya em Minas Gerais, e 16 estão em investigação. Quanto ao vírus zika, até o momento foram registrados 190 casos prováveis. Há 34 casos confirmados da doença, e não há óbitos por zika em Minas Gerais até o momento. A SES-MG informou que, considerando o fim do período sazonal, a partir do dia 5 de junho, o boletim será atualizado quinzenalmente, e o painel de arboviroses, semanalmente.