Cadela Hiena, que morava na Prefeitura de Uberaba, está no Abrigo dos Anjos (Foto/Reprodução/Redes Sociais)
Na semana passada, a reportagem do Jornal da Manhã recebeu inúmeros relatos de cidadãos preocupados com a condição da cadela comunitária "Hiena", que morava no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba há cerca de quatro anos, mas foi destinada a um abrigo da cidade. De acordo com o governo municipal, a decisão foi tomada após o registro de mau comportamento e gerou comoção nas redes sociais.
A situação de Hiena veio à tona após a comunidade se mobilizar contra a retirada da cadela do Centro Administrativo. O animal, que já estaria adaptado ao ambiente, seria sensível a essa mudança, o que gerou preocupação.
A vereadora Denise Max levou às redes sociais o episódio da cadela. Ela alegou, em vídeo, que conhecia a condição de mau comportamento de Hiena e havia solicitado há meses, com a própria prefeita Elisa Araújo, um adestramento dentro da Prefeitura, para não prejudicar o bem-estar da cachorra. A parlamentar afirma que recebeu a confirmação da chefe do Executivo sobre a permanência de Hiena nas dependências municipais, o que não foi feito.
A providência tomada foi levar a cachorra ao Abrigo dos Anjos, após ser descartada a ideia de construção de um canil dentro das dependências da Prefeitura, o que era uma sugestão da prefeita. Ela será adestrada no Abrigo e pode ser reintegrada ao ambiente em que vivia, caso não haja interessados em adotá-la.
Também pelas redes sociais, a vereadora Alessandra Piagem afirmou que Hiena "segue plena, comendo, bebendo, dormindo no sofá, sem preocupações".