BEM-ESTAR ANIMAL

Cadela que vivia na Prefeitura é levada a abrigo após casos de mau comportamento

Publicado em 07/08/2023 às 10:43Atualizado em 07/08/2023 às 11:52
Compartilhar

Cadela Hiena, que morava na Prefeitura de Uberaba, está no Abrigo dos Anjos (Foto/Reprodução/Redes Sociais)

Na semana passada, a reportagem do Jornal da Manhã recebeu inúmeros relatos de cidadãos preocupados com a condição da cadela comunitária "Hiena", que morava no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba há cerca de quatro anos, mas foi destinada a um abrigo da cidade. De acordo com o governo municipal, a decisão foi tomada após o registro de mau comportamento e gerou comoção nas redes sociais.

A situação de Hiena veio à tona após a comunidade se mobilizar contra a retirada da cadela do Centro Administrativo. O animal, que já estaria adaptado ao ambiente, seria sensível a essa mudança, o que gerou preocupação. 

A vereadora Denise Max levou às redes sociais o episódio da cadela. Ela alegou, em vídeo, que conhecia a condição de mau comportamento de Hiena e havia solicitado há meses, com a própria prefeita Elisa Araújo, um adestramento dentro da Prefeitura, para não prejudicar o bem-estar da cachorra. A parlamentar afirma que recebeu a confirmação da chefe do Executivo sobre a permanência de Hiena nas dependências municipais, o que não foi feito.

A providência tomada foi levar a cachorra ao Abrigo dos Anjos, após ser descartada a ideia de construção de um canil dentro das dependências da Prefeitura, o que era uma sugestão da prefeita. Ela será adestrada no Abrigo e pode ser reintegrada ao ambiente em que vivia, caso não haja interessados em adotá-la.

"A Prefeitura de Uberaba informa que depois de várias ocorrências de investidas da cadela Hiena no âmbito do Centro Administrativo e imediações, as secretarias de Administração e Meio Ambiente, juntamente com a Superintendência de Bem-Estar Animal, entregaram a cadela aos cuidados temporários da vereadora Alessandra Piagem. Antes de concordar com a mudança da Hiena, a prefeita Elisa Araújo sugeriu a construção de um canil no Centro Administrativo. Contudo, as condições adversas de manter preso um animal que está acostumado a viver livremente, contribuíram para a mudança de planos. Presa em canil, a cadela poderia ficar ainda mais brava. A vereadora Alessandra Piagem concordou em receber a cadela, abrigando-a em sua própria casa. Lá ela será adestrada e, após, poderá ser reintegrada ao ambiente em que vivia, caso não haja interessados em adotá-la. O Centro Administrativo é um local de grande fluxo de pessoas e as investidas da Hiena comprometiam a segurança daqueles que ali transitam. A responsabilidade de garantir a integridade física dos cidadãos é obrigação do Poder Público, assim como garantir o bem estar animal", respondeu a PMU, na íntegra.

Também pelas redes sociais, a vereadora Alessandra Piagem afirmou que Hiena "segue plena, comendo, bebendo, dormindo no sofá, sem preocupações".

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por