Chapa única liderada pelo comerciante Roberto Dumont foi eleita ontem, por 45 votos, para assumir a diretoria do Sindicato dos Vendedores Ambulantes de Uberaba e Conselho Fiscal do Centro Popular de Compras, o Camelódromo.
Depois de quatro anos à frente do sindicato e emendando duas gestões sequenciais, o vendedor Carlos Antônio da Silva já dava como certa a escolha, antes mesmo da eleição. “É claro que tínhamos que dar aos permissionários a opção pela anulação do voto, mas a expectativa é a de que essa aprovação marque um grande momento para todos nós”, considerou Carlinhos, explicando que, embora o Camelódromo conte com 84 ambulantes, pouco mais da metade teve direito a voto na eleição de ontem. “Prevê o regimento interno que somente quem esteja em dia com mensalidade de R$ 65 pode participar de qualquer processo eleitoral”.
Sobre a avaliação de seu mandato, Carlinhos afirma que houveram problemas relativos à regularização dos ambulantes. Para ele, houve empenho em promover o cadastramento de todos os trabalhadores da categoria, no entanto, o maior impasse dos vendedores ambulantes continua parcialmente resolvido. “Tivemos situações sérias com a fiscalização, mas conseguimos chegar ao final. Não foi possível deixar tudo em ordem como queríamos, mas a próxima gestão pode concluir as pendências que ficaram”, observa.
De acordo com o líder sindical, entre os destaques de sua gestão, dois desafios pontuaram as maiores dificuldades da administração. “Estávamos com o regulamento interno vencido e inadimplência na taxa de permissão que devíamos pagar à Prefeitura. Os dois conseguimos transpor, mas, como não concluímos integralmente a regularização dos trabalhadores, a expectativa é positiva quanto à atuação da diretoria nesse sentido”, pondera Carlinhos, apontando como alternativas a adesão aos programas federais, como o Microempreendedor Individual. “Esperamos que todos possam abrir seu próprio negócio. De Centro Popular de Compras eu espero que possamos passar para Shopping Popular de Compras”, finaliza.