Professores só ficaram sabendo do adiamento das provas no Centro Educacional da UFTM
Cerca de 60 pessoas ficaram do lado de fora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) ontem, esperando para a realização de uma prova que não ocorreu. O processo seletivo, divulgado no site da instituição, era destinado ao preenchimento de 300 vagas para nove cursos federais gratuitos de formação continuada de professores da Educação Básica.
“Fiz a minha inscrição no dia 4 desse mês, peguei o comprovante, saí de Campo Florido e cheguei à Universidade às 6h30, mais de uma hora antes da prova, mas nenhum funcionário sabia de nada”, afirma a professora Elaine Aparecida Rodrigues. Segundo ela, às 8h, horário marcado para o início da prova, ela e outros professores que estavam no local foram à recepção do prédio e procuraram a direção, mas nenhum funcionário soube informar qual seria o motivo do suposto cancelamento.
“Depois de algum tempo, conseguimos a informação de que um novo edital havia sido divulgado no site da UFTM, ontem [sexta-feira], um dia antes da prova. É uma situação absurda”, reclama a professora, salientando que, embora não fosse cobrada taxa de inscrição, muitas pessoas vieram de várias cidades próximas, até mesmo de outros Estados, e tiveram que pagar pelo deslocamento.
A reportagem entrou no site da universidade e teve acesso ao novo edital. As informações contidas nele apontam para a prorrogação das inscrições até o dia 12 de fevereiro de 2010. No entanto, a nova data de realização da prova não foi informada.
O responsável pela coordenação do curso na UFTM, professor Acir Mário Karwoski, afirmou, em entrevista ao Jornal da Manhã, que a prova foi cancelada devido a um erro no sistema. Segundo ele, os candidatos não preenchiam a ficha até o final e imprimiam uma etapa anterior à conclusão da inscrição. “Recebemos muitos telefonemas de pessoas que afirmavam haver se inscrito e não tinham recebido a confirmação, então, devido à confusão, optamos por estender o prazo”, explica.
De acordo com ele, a notificação e edital com a informação sobre o cancelamento da prova estão sendo veiculados desde o dia 3. “Além disso, enviamos e-mails a todas as pessoas que tínhamos cadastradas, secretarias de Educação e superintendências, mas, infelizmente, não conseguimos avisar a todos. Peço desculpas!”, finaliza.