A visita é organizada pelo Fórum dos Trabalhadores de Uberaba (Foto/Divulgação)
A médica pediatra e ativista social Aleida Guevara, filha mais velha do revolucionário Ernesto “Che” Guevara, virá a Uberaba no dia 11 de agosto durante programação especial na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A visita é organizada pelo Fórum dos Trabalhadores de Uberaba.
Aguinaldo Batista, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Minas Gerais, destaca a importância da visita para os movimentos sociais locais. “Cuba é uma referência para nós na construção de outro regime possível de relação com a vida. A vinda da Aleida será um momento de reflexão e diálogo sobre as dificuldades enfrentadas pelo povo cubano em meio a um bloqueio econômico severo, assim como sobre os desafios globais da concentração de riqueza e exclusão social”, comenta.
Segundo Batista, a agenda da visita inclui uma palestra e roda de conversa na UFTM, que terá um formato participativo para que o público possa dialogar e questionar a médica. O evento será iniciado às 18h e deve se estender até as 21h, contando com a presença de estudiosos e ativistas que já realizaram vivências em Cuba. A mobilização também visa instalar em Uberaba um Comitê Municipal de Solidariedade ao Povo Cubano, iniciativa inédita no município e que buscará articular doações de medicamentos, alimentos e apoio político à ilha caribenha.
“A Aleida Guevara é muito mais do que a filha do Che. Ela é uma militante da saúde coletiva, que atua na prevenção e promoção da saúde em um contexto cultural e social amplo. Sua experiência é um importante instrumento para o fortalecimento das lutas sociais locais, principalmente entre os jovens e estudantes”, reforçou o militante do MST.
Além de participar do encontro na universidade, Aleida terá a oportunidade de conhecer iniciativas de processamento de mandioca em Monte Alegre, município do Triângulo Mineiro, estreitando um diálogo sobre possibilidades de cooperação e desenvolvimento sustentável entre a região e Cuba.
O Fórum dos Trabalhadores de Uberaba e o MST seguem organizando a programação, com reunião na segunda-feira, e reforçam o convite para que toda a população participe deste momento de reflexão e solidariedade entre os países.
No dia seguinte à visita em Uberaba, 12 de agosto, Aleida Guevara participa de um Ato de Solidariedade a Cuba, às 19h, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Santa Mônica. Logo após, às 19h30, será realizada a palestra “História da Revolução Cubana, bloqueio imperialista e o contexto atual”, que abordará o processo revolucionário, os impactos do bloqueio econômico dos EUA e os desafios contemporâneos enfrentados por Cuba.