Documentação deve ser apresentada no balcão do RH da Secretaria de Administração, no Centro Administrativo (Foto/Divulgação)
Candidatos que prestaram o concurso público para o Magistério da Secretaria Municipal de Educação (Semed) procuraram o Jornal da Manhã com reclamações e questionamentos sobre a avaliação. O tema ganhou nova proporção ao chegar no legislativo e as queixas foram debatidas no plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), durante a primeira sessão do mês de novembro, nesta segunda-feira (6).
O vereador Túlio Micheli (Solidariedade) disse que foi procurado por pessoas que prestaram o concurso e reclamaram das interrupções constantes por parte dos fiscais, que pediam informações, questões aplicadas na prova que não constavam no edital do concurso e pelo menos 10 questões que apresentaram condições para recursos. Também houve reclamações sobre o horário.
"Em um local, o portão teria sido fechado 10 minutos antes. O nível do conteúdo, erros de português, questões com dupla interpretação e duas respostas corretas", destacou Túlio Micheli.
Túlio ainda reclamou da aplicação da prova do concurso no mesmo fim de semana do Enem. "É preciso apurar com responsabilidade essas reclamações. É um grande concurso. Vou buscar o maior número de informações possíveis para esclarecer o que aconteceu. É normal que ocorram essas reclamações, mas não na proporção do que estamos presenciando. Se essas reclamações procedem, talvez até caiba acionar o Ministério Público", destacou.
Segundo um reclamante, que optou por manter a identidade em sigilo, o conteúdo do caderno de respostas divulgado após a prova não coincide com o distribuído aos candidatos.
Denúncia recebida pelo JM aponta que os gabaritos e provas disponibilizados pela banca realizadora do exame, o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), tinham inconsistências com relação ao material distribuído aos candidatos. Ao todo, 10.875 pessoas estavam inscritas para a realização do concurso.
Outra reclamação recebida pelo JM relata a ausência de disciplinadores de trânsito nos locais de prova, não apenas no concurso do Magistério, mas também no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, realizado no mesmo dia.
O concurso da Semed oferece 875 vagas a serem preenchidas no concurso do magistério em Uberaba. Delas, nove são para inspetores educacionais, 81 para coordenadores pedagógicos, 425 são para professores de Educação Infantil e 360 para professores de Educação Básica, sendo 227 para PEBs dos anos iniciais e 133 para PEBs dos anos finais.
Alexanndre Lennon Dias e Silva, diretor de Logística da Semed, esteve na CMU e destacou que as dúvidas sobre questões das provas do concurso podem ser resolvidas através de recursos junto ao IBGP. "O candidato pode entrar com recursos para o instituto analisar. Se não for contemplado, pode entrar com ação judicial para que ele tenha o seu direito preservado. Pedimos que os questionamentos sejam encaminhados para o IBGP", ressaltou.
Lennon afirmou, ainda, que o erro nos gabaritos não fere a integridade do certame. "Houve diferença nos gabaritos nos sites, encaminhamos a reclamação ao instituto e o gabarito foi corrigido. Isso não descredibiliza o concurso. O gabarito inicial é preliminar, uma vez que há os recursos para correção de erros. É normal em qualquer concurso. O prazo está em aberto, até o dia 8. Essa é a forma que os candidatos têm para questionar o que acreditam estar errado. Em qualquer concurso isso é normal", argumenta.
Sobre a questão de matemática, que não constaria no edital e foi alvo de reclamação pelo vereador Túlio, Alexandre Lennon disse que a matemática básica era um dos itens a serem cobrados no concurso.
"Acredito que a quantidade de reclamações será considerável. É o maior concurso já realizado pelo município. O que for necessário, vamos corrigir. Ele disse ainda que representantes da Semed estiveram em todos os locais de provas. Os fiscais analisaram todas as possíveis intercorrências. "Verificamos se os malotes estavam lacrados, se havia envelopes e se estavam lacrados, números de malotes, números de orientadores e pessoal de limpeza. Os fiscais não registraram intercorrências. Uma pessoa reclamou do barulho de um ventilador e foi transferida da sala, outra teve síndrome do pânico e foi devidamente atendida. Uma pessoa que foi incluída no dia do concurso, pois provou que fez inscrições para cargos diferentes e pessoas que estavam amamentando tiveram tempo compensado", relatou
A Secretaria de Defesa Social (SDS), ao ser acionada, respondeu que: "Para o concurso municipal fomos acionados e prestamos o devido apoio. Diferentemente dos anos anteriores, o Município não foi contatado pela organização estadual do Enem 2023 para alinhar informações e ações de segurança relacionadas ao exame. No entanto, a SDS mantém seu compromisso de apoiar os eventos e intervir quando necessário para garantir a segurança dos participantes."
O gabarito e as provas estão disponíveis para consulta no site do IBGP, acessando este link.
Confira a nota na íntegra enviada pela Semed:
A Secretaria de Educação (Semed) informa que o período para abertura da primeira fase de recursos, após a realização das provas do concurso público do magistério, acontece de hoje (6) ao dia 8 de novembro – segundo cronograma disponível no site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) – empresa responsável pela gestão do certame. Os concursistas devem acessar a área do candidato, no site do IBGP, para fazer o envio de suas reclamações. Os resultados pós-recursos de questões e preliminares da totalização das provas objetivas, incluindo a disponibilização de espelhos da folha de respostas, acontecerá no próximo dia 20 de novembro. Na sequência, o novo período de recurso será do dia 21 ao dia 23 de novembro, com publicação final dos resultados no dia 28, do mesmo mês. A responsabilidade pelas análises ficará a cargo do instituto, que gere todo o processo do certame e é referência na organização e execução de concursos públicos, processos seletivos e vestibulares. Todas as demais datas e prazos relacionados ao certame também já estão disponíveis no endereço eletrônico: https://novo.ibgpconcursos.com.br.
O concurso
São 875 vagas a serem preenchidas no concurso do magistério, em Uberaba. Delas, nove são para inspetores educacionais; 81 para coordenadores pedagógicos; 425 são para professores de Educação Infantil, e 360 para professores de Educação Básica, sendo 227 para PEBs dos anos iniciais e 133 para PEBs dos anos finais.
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. Além das vagas para preenchimento imediato do quadro de servidores, o concurso ainda permitirá a formação de cadastro de reserva para suprir as demandas futuras da área da Educação durante a validade.
A expectativa é homologar o resultado do processo até 30 de dezembro, para dar início à convocação dos aprovados antes do começo do ano letivo em 2024.
A realização do concurso para o magistério este ano já era esperada, visto que um compromisso foi firmado em junho entre a Prefeitura e o Ministério Público para deflagrar e homologar o processo até 30 de dezembro deste ano. Em caso de descumprimento, será aplicada multa de R$500 por dia à Prefeitura até que a situação seja regularizada.