Uberaba volta a viver a força e a emoção do carnaval das escolas de samba. Nesta segunda-feira (16), a partir das 20h, a avenida dos Advogados, no bairro Santa Marta, será palco do desfile oficial promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba de Uberaba (Liesu), em uma noite que vai simbolizar o resgate da tradição e da cultura carnavalesca na cidade.
A programação começa às 20h, com a escola Tom Maior, de São Paulo, que vai abrir o evento com o desfile em homenagem a Uberaba e Chico Xavier. Cerca de 300 integrantes da agremiação paulistana estarão na cidade para a apresentação.
Na sequência, entrarão na avenida as quatro escolas da Liesu, cada uma com, no mínimo, 150 integrantes, conforme determina o regulamento do concurso. A ordem será: Bambas do Fabrício (21h), Unidos do Marajó (21h50), Acadêmicos de Santa Maria (22h40) e Pérola Negra (23h30).
O concurso contará com nove jurados, que avaliarão nove quesitos: Samba Enredo, Harmonia, Ala das Baianas, Enredo, Abadás e Adereços, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Evolução, Bateria e Comissão de Frente. Todo o regulamento, incluindo critérios de julgamento, escolha dos jurados e apuração das notas, é de responsabilidade exclusiva da Liesu.
Para o presidente da Liga, Thiago Borges, o momento representa um marco para a cultura popular da cidade. “Estamos retomando uma tradição que faz parte da identidade de Uberaba. O desfile das escolas de samba é cultura, é pertencimento e é a voz da comunidade na avenida. Esse é um passo importante para fortalecer novamente o nosso carnaval e valorizar quem mantém essa arte viva o ano inteiro”.
A programação deste domingo terá marchinhas e na terça-feira serão feitas as apurações de votos das escolas de samba de Uberaba e São Paulo. Todos os dias acontecem shows na avenida dos Advogados.

(Foto/Divulgação)