Força-tarefa realiza limpeza de casarão histórico na praça Rui Barbosa. Imóvel abandonado abrigará Restaurante Popular a partir de 2011 e foi alvo de operação de combate à dengue
Força-tarefa realiza limpeza de casarão histórico na praça Rui Barbosa. Imóvel abandonado abrigará o Restaurante Popular a partir de 2011 e foi alvo ontem de operação para combate à dengue. Equipe do departamento de zoonoses fez pulverização com inseticida no local e também retirou materiais que acumulam água.
Acompanhando o trabalho, o prefeito Anderson Adauto (PMDB) ressaltou que as obras para implantação do restaurante estão previstas para começar em março de 2011 e a expectativa é concluir o serviço ainda no primeiro semestre. Conforme os projetos em elaboração nas secretarias de Desenvolvimento Social e Planejamento, o refeitório será no terreno de fundo e o prédio será restaurado para funcionar como galeria cultural.
Quanto à situação dos demais imóveis abandonados e com risco de proliferação do Aedes aegypti, o prefeito afirma que a Secretaria de Trânsito e Transportes Especiais (Settrans) está fazendo levantamento dos casarões nesta situação para monitorar os casos. De acordo com AA, a Prefeitura tenta manter contato com os proprietários para cuidarem da limpeza e até ameaça demolir alguns, por causa do risco de doenças. “É uma atitude muito drástica derrubar a casa de alguém. A Prefeitura tem que agir com muita cautela. Mas não podemos nos omitir. São várias casas abandonadas que passam por monitoramento”, salienta.
Anderson se reuniu com os vereadores ontem, mas não discutiu o projeto sobre as multas para casas onde forem encontrados focos do Aedes aegypti. A proposta inicial previa também benefício para quem estiver em dia com a limpeza. No entanto, a segunda parte não se consolidou.