Os casos de Covid-19 em Uberaba cresceram 45,16% entre os dias 1º e 8 de fevereiro, conforme dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A taxa semanal de transmissão também apresentou alta, de 26,27%.
Os casos de Covid saltaram de 62 para 90, entre a primeira e segunda semanas de fevereiro. A taxa semanal de transmissão foi de 1,18 para 1,49. Em nenhum dos levantamentos divulgados pela SMS houve registro de óbitos em decorrência de complicações causadas pela doença.
Atualmente, o município tem 94 casos ativos de Covid-19. Nos últimos quatro anos, foram registrados 131.109 casos da doença, com 1.708 óbitos em decorrência de complicações causadas pela doença.
Com pouco mais de 15,5 milhões de casos de Covid-19 registrados desde o início da pandemia, a região Sudeste concentra o maior número de casos da doença no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.
Especialistas apontam que a densidade populacional dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro é um dos principais fatores que explicam essa concentração de casos da doença nessa região, mas não é o único motivo.
O Sudeste é a região mais populosa do Brasil, com aproximadamente 88 milhões de habitantes, representando 41,8% da população do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa alta concentração de pessoas favorece a transmissão do vírus, principalmente em grandes centros urbanos, como as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Com mais casos sendo registrados, a região Sudeste também é que mais tem mortes pela doença. Desde o início da pandemia, já foram 344.629 óbitos por Covid-19, segundo dados do painel Coronavírus, do Ministério da Saúde.
(Foto/Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde)