A Catedral Metropolitana de Uberaba inicia, neste domingo (11), um período especial de devoção em honra a São Sebastião, co-padroeiro da igreja. Até o dia 20, a comunidade católica é convidada a vivenciar a novena como um momento de oração, reflexão e fortalecimento da fé, marcado pela esperança e pela espiritualidade.
Segundo o monsenhor Célio Pereira Lima, responsável pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e de Santo Antônio e São Sebastião, a vida de São Sebastião — soldado romano que se tornou mártir cristão — permanece atual e inspiradora. Seu testemunho de fidelidade e coragem diante das dificuldades convida os fiéis a manterem firme a fé, mesmo diante dos desafios do dia a dia, reforçando o compromisso cristão pessoal e coletivo.
Pensada para possibilitar a participação do maior número de pessoas, a programação da novena conta com horários variados. A abertura acontece neste domingo, às 19h. Nos dias de semana, as celebrações serão realizadas ao meio-dia, enquanto no sábado (17), haverá celebração especial às 16h. A programação se encerra no dia 20 de janeiro, com a Solenidade de São Sebastião, celebrada às 12h, na Catedral.
Mais do que um evento tradicional do calendário religioso, a novena representa um chamado à conversão, à comunhão entre os fiéis e ao fortalecimento dos laços com Deus. A Arquidiocese de Uberaba convida famílias e devotos a participarem desse momento de fé, buscando, em oração, a proteção e a intercessão de São Sebastião.