FALTA FISCALIZAÇÃO

Nem placa de multa intimida: lixo volta a ser jogado próximo a Ecoponto de Uberaba

Problema se repete no Residencial Estados Unidos três dias após primeira reclamação de moradores

Dandara Aveiro
Publicado em 10/01/2026 às 21:05
Compartilhar
Prefeitura de Uberaba informou que o local passou por limpeza e orientou que moradores formalizem denúncias. (Foto/Divulgação)

Prefeitura de Uberaba informou que o local passou por limpeza e orientou que moradores formalizem denúncias. (Foto/Divulgação)

Placas instaladas para coibir o descarte irregular de lixo parecem não surtir efeito no entorno do ecoponto do Residencial Estados Unidos. Novas imagens enviadas ao Jornal da Manhã nesta sexta-feira (9) mostram que o descarte voltou a ocorrer, inclusive logo abaixo das placas que alertam sobre a aplicação de multa, situação que, segundo moradores, evidencia a falta de fiscalização no local. Os registros foram feitos apenas três dias após a reportagem apontar acúmulo de resíduos e falta de manutenção na área próxima à linha férrea.  Diante das novas denúncias, a Prefeitura de Uberaba informou que o local passou por limpeza e orientou que moradores formalizem denúncias. 

Os registros enviados ao JM indicam que parte do lixo é recente, o que reforça a reincidência do descarte irregular. A comparação entre as imagens encaminhadas no dia 6 e as recebidas nesta sexta-feira (9) sustenta a queixa de moradores de que o problema ocorre de forma frequente, sobretudo no entorno imediato do ecoponto e da linha férrea que corta o bairro. 

Um dos registros chama atenção pelo desrespeito explícito à sinalização: sacos de lixo e entulhos foram descartados diretamente abaixo de uma placa instalada pelo município, que alerta sobre a proibição da prática e a aplicação de multas. Para moradores, a cena reforça a sensação de impunidade, já que a sinalização, por si só, não tem sido suficiente para inibir a prática sem fiscalização contínua. 

Em nota, o Departamento de Posturas informou que realizou a limpeza completa no entorno do Ecoponto do Residencial Estados Unidos, na sexta-feira, e reforçou a proibição de descarte de resíduos em áreas públicas ou particulares. Segundo o órgão, quando o infrator é flagrado, a penalidade varia de 1 a 17 Unidades Fiscais do Município (UFMs), que tiveram reajuste de 14% em 2026 e passaram a valer R$ 477,28, conforme decreto municipal.  Nos casos em que o descarte irregular é feito com uso de veículo automotor, além da multa, há apreensão e remoção do veículo para pátio credenciado. 

O Departamento de Posturas orienta que denúncias sejam feitas pelos telefones 0800 940 0101, 3331-2312 ou 3331-2313. Para o descarte regular de móveis, eletrodomésticos e outros materiais volumosos, o município recomenda o acionamento do serviço Cata-Treco, pelo número 115. 

A situação ocorre apesar de ações já anunciadas pela Prefeitura para tentar coibir esse tipo de prática. Em 2025, o município passou a instalar placas informativas com os valores das multas em pontos considerados críticos.  Entre janeiro e setembro do ano passado, foram lavrados 93 autos de infração por descarte irregular em Uberaba, dos quais 64 resultaram em multas. Ainda assim, como mostram os registros mais recentes, o problema segue recorrente, inclusive no entorno de ecopontos, espaços destinados ao descarte correto de resíduos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por