Em 2025, a Abordagem Social e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) registraram mais de 5 mil atendimentos em Uberaba, incluindo acolhimentos, orientações e distribuição de alimentos e roupas, consolidando ações voltadas à população em situação de rua.
O Serviço Especializado de Abordagem Social realizou 2.130 acionamentos ao longo do ano, originados tanto de solicitações da comunidade quanto de rondas preventivas. Desse total, 1.676 pessoas aceitaram o atendimento, sendo encaminhadas para serviços da rede socioassistencial, orientações e intervenções específicas. Atualmente, 171 pessoas estão acolhidas em casas conveniadas, garantindo acesso aos serviços e acompanhamento contínuo. Os principais motivos para acionamentos sem sucesso foram a recusa dos usuários ou a impossibilidade de localizá-los.
O serviço atuou predominantemente com homens adultos, mas também atendeu mulheres, idosos, famílias, crianças e adolescentes, incluindo ações de orientação sobre os riscos e prejuízos do trabalho infantil. “Nossas equipes seguirão atuando de maneira integrada, humanizada e permanente, fortalecendo políticas públicas que assegurem acolhimento, cuidado e oportunidades de reinserção social”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri. A população pode acionar o serviço pelo telefone (34) 99667-4451.
Paralelamente, o Centro POP registrou 2.846 acolhimentos em 2025, resultando em quase 13 mil atendimentos, que incluem refeições, tíquetes de almoço, distribuição de roupas e atendimentos técnicos especializados. Grande parte desses atendimentos é realizada de forma contínua para um mesmo grupo de pessoas, evidenciando a importância da manutenção de cuidados diários.
De acordo com o levantamento mais recente, Uberaba possui 270 pessoas em situação de rua. As ações da Abordagem Social e do Centro POP reforçam o acesso a direitos socioassistenciais e a promoção da autonomia dos usuários, consolidando políticas públicas voltadas à proteção, acolhimento e reinserção social da população em vulnerabilidade.