O comércio de Uberaba aposta em uma data especial para aquecer as vendas no mês de julho. No próximo dia 26 é comemorado o Dia dos Avós. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) projeta um crescimento de 5% a 10% nas vendas do período, em comparação com a comemoração do ano passado.
De acordo com o presidente da CDL, Fernando Xavier, ao citar trabalho realizado pelo site Varejo S.A., ligado à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), para o comércio e prestação de serviços valem três pontos principais para a obtenção de melhores resultados de vendas com a data comemorativa: campanhas nostálgicas, descontos exclusivos e compra personalizada.
“Os avós são pessoas especiais na vida das pessoas. O objetivo da data é de homenagear e demonstrar toda consideração e carinho a eles. Vamos incentivar os netos a homenagear seus avós, vamos demonstrar carinho, afeto, cuidado e, claro, gratidão”, acrescenta o dirigente lojista.
“Essas estratégias podem criar uma grande oportunidade para promover campanhas emocionantes e alavancar as vendas dos estabelecimentos associados à CDL”, observa Fernando Xavier, ao reforçar a importância do treinamento das equipes de atendimento para entender às necessidades dos avós e oferecer recomendações adequadas, ou seja, é uma prática que pode fazer toda a diferença.
“O lojista hoje precisa estar atento para aproveitar todas as datas comemorativas. O Dia dos Avós pode se tornar uma data comercial se trabalhada bem, já que julho não tem nenhuma e, além disso, é a porta de entrada para o Dia dos Pais também”, afirmou.
Com base nessa porta que se abre para vender mais, a CDL orienta os lojistas a investir em promoções, prazo e atendimento. Entre os presentes mais comuns, de acordo com Fernando Xavier, estão os vestuários e perfumaria. Ele espera um crescimento de 5% a 10%, em decorrência da comemoração, diante do movimento do ano passado.
No Brasil e em Portugal comemora-se em 26 de julho o Dia dos Avós, tendo sido esta data escolhida em razão da comemoração do Dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Essa é mais uma oportunidade para impulsionar as vendas, em que netos e netas demonstram seu carinho com um presente para seu avô ou sua avó. O Dia dos Avós está se aproximando e a data especial é uma excelente oportunidade para homenagear essas figuras tão importantes e, ao mesmo tempo, contribuir com as vendas de seus associados.
Com o envelhecimento da população, o mercado voltado para esse público tem mostrado um potencial de crescimento significativo. Segundo o IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros continua a crescer, resultando em um número crescente de avós no país.
Tem pessoas que se preocupam em dar um presente para os avós, mas ainda não é um costume da população. “Acreditamos que, com o tempo, a população irá incluir no calendário o dia 26 de julho como uma data comemorativa para distribuir presentes, pois os avós são pessoas mais que especiais”, finalizou Fernando Xavier.