LANÇAMENTO

Cemitério São João Batista inspira obra de terror folclórico ambientada em Uberaba

Dandara Aveiro
Publicado em 09/01/2026 às 15:38
Compartilhar

A história se passa no bairro Tutunas, em Uberaba, e utiliza o Cemitério São João Batista como ponto central da trama (Foto/Divulgação)

O Cemitério São João Batista, um dos espaços mais emblemáticos de Uberaba, é o cenário central do livro A Maldição do Capelobo: O Guardião do Cemitério São João Batista, que chega ao mercado nacional neste sábado (10). A obra marca uma nova fase na carreira do escritor uberabense François Ramos, conhecido por sua atuação no cenário acadêmico, e aposta no terror folclórico ambientado na década de 1980, como seu primeiro trabalho literário. 

Com mais de 130 artigos publicados, François Ramos estreia, neste projeto, na ficção voltada ao público jovem adulto. O livro é assinado em coautoria com Leilane Vieto e Lavígnia Vieto, em um trabalho que combina diferentes perspectivas narrativas e gerações. 

“São mais de 130, mas todas elas são obras acadêmicas. Esse é o meu primeiro livro de literatura. Fui inspirado pela série Vaga-Lume,  muito famosa nos anos 80 e 90 e presente nas bibliotecas de todas as escolas com títulos como ‘Um cadáver ouve rádio’ e ‘O escaravelho do diabo’. Então, por conta dessa nostalgia positiva em relação ao período que vivi a minha adolescência resolvi construir um enredo permeado por aventura, mistério e suspense, com uma profunda discussão de valores éticos e do simbolismo presente em nossas escolhas, ambientado em locais de Uberaba que fizeram parte da minha própria história: sou de Uberaba, cresci no bairro Tutunas e fui vizinho do Cemitério São João Batista. Foi uma forma de prestigiar minhas origens e homenagear a cidade, incluindo-a no cenário de um personagem folclórico nacional”, disse o autor. 

A história se passa no bairro Tutunas, em Uberaba, e utiliza o Cemitério São João Batista como ponto central da trama. O enredo mistura elementos do cotidiano com o sobrenatural a partir da figura do Capelobo, criatura do folclore brasileiro descrita como um ser antropomórfico com cabeça de tamanduá, que se torna o guardião do espaço e passa a punir aqueles que desrespeitam o local. 

A construção narrativa se apoia na experiência e na diversidade das autoras convidadas. Leilane Vieto, pedagoga, contribui com uma abordagem voltada às relações de amizade, formação de caráter e amadurecimento dos jovens protagonistas. Já Lavígnia Vieto traz uma linguagem alinhada à Geração Z, aproximando a obra do público contemporâneo e ampliando seu alcance entre leitores mais jovens. 

Publicado pela UICLAP, o livro já está disponível em pré-venda na Amazon. A obra reforça a valorização do terror brasileiro e do folclore nacional, além de destacar Uberaba como cenário literário capaz de inspirar narrativas do gênero, conectando memória urbana, cultura popular e ficção.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por