Uberaba divulgou o primeiro boletim epidemiológico da dengue de 2026, apontando o registro de sete pessoas notificadas com sintomas da doença atendidas nas unidades de saúde do município. Apesar das notificações iniciais, não há casos confirmados nem óbitos registrados até o momento neste ano.
O levantamento marca o início do monitoramento epidemiológico de 2026 e sucede o último boletim divulgado em 5 de janeiro, ainda referente ao ano de 2025. No último fechamento, o município contabilizava 25.012 notificações, 5.358 casos confirmados de dengue e 19 mortes decorrentes de complicações da doença.
A última morte confirmada por dengue em Uberaba ocorreu em 13 julho de 2025 e foi oficialmente divulgada em agosto. A vítima foi uma idosa de 82 anos, com comorbidades. À época, o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também apontava mais de 22 mil notificações e 4.482 casos confirmados, além da inexistência de mortes por chikungunya ou zika no município naquele período.
Com o início de 2026, os números zerados de confirmações e óbitos indicam um cenário inicial controlado, mas as autoridades de saúde reforçam que o período mais crítico para a transmissão da dengue ainda está por vir. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a previsão epidemiológica para 2026 indica que o pico da dengue deve ocorrer em abril, diferentemente de 2025, quando foi registrado em março. A projeção foi apresentada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, durante coletiva realizada nesta semana.
Minas Gerais encerrou 2025 com 118.858 casos confirmados de dengue, queda de 92% em relação a 2024. Mesmo assim, o Estado mantém alerta e anunciou novo Dia D contra o Aedes em 28 de fevereiro, com ações de limpeza e eliminação de focos do mosquito.
Vigilância reforçada e alerta à população
O Estado informou ainda que reforçou a vigilância epidemiológica e a assistência em saúde, com investimentos em tecnologias de monitoramento, como drones e ovitrampas, além da ampliação da oferta de exames e do fortalecimento das equipes de campo. Recursos também foram antecipadamente repassados aos municípios para preparação pré-sazonal.
Em Uberaba, a SMS orienta que pessoas com sintomas leves, como febre, dor no corpo e mal-estar, procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Casos mais graves devem ser encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em todas as unidades, o atendimento inclui triagem, avaliação médica, hidratação, medicação e, quando necessário, realização de exames laboratoriais.