BALANÇO

Sistema Faemg Senar capacitou mais de 21 mil pessoas no Triângulo Mineiro neste ano

Publicado em 15/12/2025 às 18:31
Compartilhar
Os treinamentos foram ofertados gratuitamente aos produtores rurais e famílias do campo em 47 municípios da região (Foto/Divulgação)

Os treinamentos foram ofertados gratuitamente aos produtores rurais e famílias do campo em 47 municípios da região (Foto/Divulgação)

Mais de 21 mil pessoas foram capacitadas pelo Sistema Faemg Senar na região do Triângulo Mineiro em 2.215 cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social, realizados em 2025. Os números integram o balanço deste ano do escritório regional de Uberaba e apontam um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. Em 2025 foram capacitadas 21.411 pessoas, enquanto que em 2024 foram 18.737. Os treinamentos foram ofertados gratuitamente aos produtores rurais e famílias do campo em 47 municípios da região.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, destacou que os cursos mais procurados no período foram nas áreas de segurança no trabalho, com maior demanda, seguido de operador de drone, defensivo agrícola e mecanização agrícola. “Este ano foi de muito trabalho, com a promoção de cursos em mais municípios. Isso é o reflexo da busca do produtor pela capacitação ou aprimoramento de seus conhecimentos para a melhoria do seu negócio rural”, afirmou.

A assistência direta ao produtor foi outro ponto forte do atendimento do Sistema Faemg Senar na região. Neste ano, 628 produtores rurais foram beneficiados com o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), em seis cadeias: pecuária de leite e de corte, cafeicultura, fruticultura, olericultura e piscicultura. Neste programa, as propriedades recebem visitas mensais de um técnico de campo durante dois anos, com exceção da cafeicultura, que tem assistência por quatro anos.

O calendário de eventos também movimentou o escritório regional em 2025, com a participação em grandes feiras agropecuárias, como a ExpoZebu (Uberaba), a Feira do Agronegócio Mineiro – Femec (Uberlândia), a Megacana (Campo Florido) e a ExpoQueijo (Araxá), entre outras, com programação de oficinas e cursos destinados aos produtores rurais e público visitante. O Sistema Faemg Senar também promoveu Dias de Campo e outras ações para debater importantes pautas do agro, como reuniões do Cemig Agro e audiências sobre o controle do javali.

“A partir de janeiro, retomaremos nossa programação de cursos e eventos na região. Lembrando que os produtores devem sempre procurar o sindicato de seu município para participarem das nossas ações”, concluiu Tuller.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por