A Praça Santa Terezinha recebe, nesta quinta-feira (18), às 19h, a inauguração oficial da iluminação de Natal promovida pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb). A ação integra o projeto “Contando a Nossa História”, que propõe unir a celebração natalina à valorização do patrimônio histórico e cultural do município.
A programação da noite contará com apresentações culturais gratuitas. Um dos destaques será o espetáculo “Valsa das Luzes”, apresentado por alunas de ballet do Cemea Boa Vista, com coreografia de Maida Avelar. Também estão previstas apresentações da Companhia de Ballet Infantil da Academia Beth Dorça e de Fausto Reis e Quarteto, que levarão o samba para a celebração.
Leia também: Idosos de instituição de longa permanência farão tour por locais que receberam iluminação natalina
De acordo com o secretário da Sesurb, Pedro Arduini, a nova iluminação proporciona uma ambientação temática que convida moradores e visitantes a vivenciarem o período natalino de forma acolhedora. Para complementar a programação, o evento contará ainda com praça de alimentação, com food trucks oferecendo diferentes opções ao público.
Além da decoração natalina, a iniciativa destaca a importância histórica da Praça Santa Terezinha para a formação urbana, econômica e religiosa de Uberaba. No século XIX, o espaço era conhecido como Praça Santa Bárbara, em referência à devoção dos primeiros moradores e fazendeiros da região, que chegaram a instalar um cruzeiro no local.
A praça também teve papel relevante no cotidiano da cidade, funcionando como ponto de parada dos carros de boi que chegavam a Uberaba pela atual avenida Pedro Lucas, vindos principalmente de São Pedro de Uberabinha, hoje Uberlândia. No local, viajantes realizavam reparos ou pernoitavam, aproveitando a existência de uma oficina de ferreiro instalada nas proximidades.
No início do século XX, a devoção popular passou por mudanças com a adoção de Santa Terezinha como orago do espaço, após a morte da religiosa francesa Terezinha de Liseaux. A mudança foi consolidada com a chegada dos padres franciscanos, responsáveis pela reforma e ampliação da antiga capela, dando origem à atual Paróquia de Santa Terezinha, hoje um dos principais marcos históricos e religiosos de Uberaba.