Anticiclone estacionado sobre o Estado de Minas Gerais vai provocar altas temperaturas e tardes chuvosas até o fim dessa semana. Segundo indica a previsão do tempo, o fenômeno bloqueia a subida da zona de convergência e faz com que a coluna toposférica fique muito aquecida. “É possível, inclusive, que hoje ocorra um temporal com fortes chuvas, ventos, trovoadas e até mesmo queda de granizo”, explica a climatologista Wanda Prata.
Segundo ela, a semana será propícia a muitas precipitações chuvosas, mas de fraca intensidade. “Vai chover durante o dia e as temperaturas muito altas que assolaram a região nos últimos dias vão ser amenizadas e ficar entre os 21 e 28ºC”, explica Wanda.
De acordo com ela, no último domingo (22), a temperatura máxima registrada foi de 37ºC, uma das mais altas do ano. “O calor foi provocado pelo anticiclone, que joga o ar quente para baixo”, conta. “Por exemplo, às 23h de ontem (domingo) o pico chegou a 29ºC. Essa temperatura para o período noturno é absurda”, garante.