Reunião discute a regulação de leitos em Uberaba (Foto/Divulgação PMU)
A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba se reuniu com representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), da Superintendência Regional e técnicos da área para discutir o fluxo, o sistema e o gerenciamento da ocupação de leitos hospitalares no município.
O encontro, realizado nesta semana, reforça o papel de Uberaba como cidade-sede da Macrorregião de Saúde, com responsabilidades que vão além do atendimento local. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, a articulação entre diferentes esferas é essencial para garantir mais eficiência, qualidade e transparência na oferta de serviços públicos de saúde. “É preciso diálogo e troca de experiências para encontrarmos soluções eficazes e humanizadas, que respondam às demandas do município e da região”, afirmou.
Para o promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior, da Promotoria de Defesa da Saúde, da Pessoa com Deficiência e do Idoso, a construção de políticas públicas depende de cooperação entre os entes envolvidos. “O diálogo aberto e colaborativo é indispensável para avançarmos no atendimento que o cidadão merece. Compartilhar preocupações e buscar soluções conjuntas é o caminho para garantir os direitos da população”, destacou.
Também participaram da reunião o subsecretário de Acesso a Serviços de Saúde do Estado, Renan Guimarães de Oliveira; a superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes; a coordenadora do Núcleo de Regulação da SRS, Luana Ribeiro Terada; a coordenadora do Complexo Regulador da SMS, Tacimara de Oliveira; e o analista de Regulação da SMS, Iralio Ferreira Fedrigo.