O fato de a Sexta-feira Santa coincidir com o centenário de nascimento de Chico Xavier imprimiu um significado diferente para católicos e espíritas ontem. A movimentação foi intensa nos locais de convívio do líder espírita, cuja importância refletiu em pronunciamentos da Igreja Católica.
Padre Júnior deixou de lado as diferenças filosóficas entre as religiões e, antes de celebrar a Missa de Lava-pés na Paróquia São Judas Tadeu, afirmou que “Chico Xavier exalava amor. Seja no Espiritismo ou Catolicismo, todos nós somos cristãos e é isso que sempre vai nos unir”, pregou o sacerdote em referência às ações humanitárias do médium.
Homenagens A vigília iniciada às 9h da manhã no túmulo de Chico reuniu amigos e colaboradores no cemitério São João Batista, que, emocionados, traduziram em discursos o legado de amor e exemplo ao próximo, presentes na vida do médium. Entre os manifestantes estão o filho adotivo Eurípedes Higino, o médium Carlos Bacelli e a vice-presidente da Aliança Municipal Espírita (AME), Sônia Barsante.
Esta, em entrevista ao Jornal da Manhã, enfatizou que as homenagens mostraram o reconhecimento e a gratidão nas ações de fé e bondade demonstradas por Chico a pessoas de todo o planeta. “É chegada a hora de os brasileiros conhecerem essa expressão de amor chamada Chico Xavier”, relata Sônia Barsante.
À noite, semelhante manifestação ocorreu na Casa Espírita da Prece, onde o médium psicografou por 27 anos. Vieram caravanas de São Paulo, Brasília, Santa Catarina, Belo Horizonte e da cidade natal de Chico, Pedro Leopoldo.
A acolhida aos presentes, feita com emoção pelo filho adotivo, Eurípedes Higino, teve um pedido especial baseado nos ensinamentos de Chico. “Evitem brigar com os outros e consigo mesmo, pois quando estamos em paz conosco ninguém nos ofende”, pediu Higino.
O filme do diretor Daniel Filho sobre a trajetória do líder espírita teve estreia nacional na sexta-feira. A assessoria de imprensa do Shopping Uberaba informou a lotação da sala 3 nas quatro sessões, reunindo 250 pessoas. A movimentação foi maior à noite, quando os que aguardavam a entrada no cinema se misturavam aos interessados em comprar ingresso antecipado, formando extensa fila.
Sábado As homenagens ao médium não ficaram restritas ao dia 2. Ontem, às 14h, foram distribuídos bolo de aniversário e gêneros alimentícios na Casa Assistencial, em frente da Mata do Carrinho. Às 19h30, na Casa da Prece, a Banda Musical do Centro Espírita Bênção da Paz, de São Paulo, cantou as músicas mais apreciadas por Chico Xavier.
Amanhã, às 19h30, a Câmara Municipal concede diploma especial aos principais colaboradores do médium. O evento acontece no salão nobre do Paço Municipal, homenageando ao todo 23 pessoas indicadas pelo filho adotivo do líder espírita, Eurípedes Higino.
Na quinta-feira (8), a sede do Legislativo também contempla a Exposição “Pensamento Humanista de Chico Xavier”, a partir de 14h. Os trabalhos tridimensionais criados pela Associação dos Professores de Arte de Uberaba estão baseados em frases e pensamentos do médium.