Queimada em terreno localizado na rua Rosa Grande Pousa, no bairro Vila Olímpica, fez surgir uma cortina de fumaça que cobriu parte da cidade durante à noite de quarta-feira e manhã de ontem.
Moradores dos bairros Fabrício, Vila Militar, Mercês, Santa Marta, centro e até do Universitário perceberam a incidência da fumaça, que espalhou pó e fuligens por toda essa área.
Segundo servidora pública que preferiu não se identificar, ao passar pelo local às 19h já era possível identificar a queimada. “E quando voltei, cerca de 22h, o fogo já tinha se alastrado pelo terreno, que é muito grande”, relata.
De acordo com o diretor de recursos ambientais da Prefeitura, José Sidney de Melo, ainda não há informações sobre o foco da queimada. Para ele, como o lote estava aberto, descoberto e sem nenhum tipo de proteção, qualquer pessoa pode ter entrado no local e ateado fogo no mato. “Além disso, devemos pensar ainda na possibilidade de queimada natural, já que o tempo está muito quente, a umidade está baixa e, com o mato seco, fica fácil iniciar o fogo”, explica.
Nesse caso, como não houve flagrante e não há confirmação da hipótese de queimada natural, o proprietário paga a conta pelo descuido. Segundo Sidney, os donos do lote já fora identificados e serão autuados conforme legislação do Código Ambiental – uso de fogo para controlar plantas herbáceas – e do Código de Posturas do Município – terreno com mato, sem cercas ou manutenção. “Fora que tem outro agravante que pode motivar acionamento até mesmo do Ministério Público, porque a fumaça entrou no Zoológico, que fica bem em frente, e incomodou os animais”, conta o diretor, ressaltando que o valor total da multa ainda não foi calculado.
Informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente apontam que, somente de janeiro desse ano para cá, quatro queimadas de grande porte atingiram lotes da cidade: no lixão desativado do Jardim Espírito Santo; no Parque do Paço, onde estão localizadas as obras do novo Fórum e nos Ecopontos dos bairros Elza Amuí e Beija-Flor. Todos esses, assim como o ocorrido nesta quarta, não resultaram em risco eminente e, devido a isso, o Corpo de Bombeiros não foi acionado.